Bem-vindo
Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte
S T Q Q S S D

6 de Janeiro de 2018

Literatura e Pensamento

Ciclo de História
Portugal e o Mundo: da Idade Média à Época Contemporânea

Este ciclo foi concebido dentro de uma perspetiva que cruza, em sucessivos contextos, a história de Portugal e dos seus habitantes com as de outros territórios e outras populações. Vamos, assim, considerar diferentes planos, desde as conexões políticas, às relações culturais, passando pelos vínculos económicos e pela circulação de grupos e de indivíduos. Sem esquecer a forma como os portugueses se viram a si mesmos por contraste com outros, e como foram por estes encarados. Tudo foi mudando ao longo de mais de oito séculos, em diversas conjunturas históricas, desde a época da Reconquista cristã na Península Ibérica, passando pela época dos Descobrimentos e Conquistas em África, na Ásia e na América, até à Integração Europeia nos nossos dias. O retrato de conjunto que se apresenta neste ciclo é também uma oportunidade para reexaminar algumas ideias feitas e propor novas interpretações.
BERNARDO VASCONCELOS E SOUSA, NUNO GONÇALO MONTEIRO E RUI RAMOS
Concepção e orientação Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos
6, 13, 20, 27 Janeiro, 3, 17 e 24 Fevereiro, 3 e 10 Março 2018 | 12:00
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1

Local: Centro Cultural de Belém

De 06 Jan 2018  a  10 Mar 2018

sugerir imprimir

Ana Hatherly e o Barroco

Num Jardim Feito de Tinta

Até Seg, 15 janeiro 2018

Encerra às terças

Coleção do Fundador – Galerias do Museu e Galeria do piso inferior
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000

Esta exposição-ensaio tem apenas um assunto: Ana Hatherly e o Barroco. No entanto, não nos centramos apenas na influência do Barroco nas obras da artista, mas em como a investigação e experimentação de Ana Hatherly revalorizou esse denegrido período histórico e modificou a nossa conceção do passado – afinal, a tradição é um território inexplorado de aventura e de contínuo espanto. Deste modo, juntando objetos, obras e documentos de períodos históricos distintos, que Ana Hatherly analisou ou indicou nos seus ensaios, organizamos um percurso expositivo a partir de categorias essenciais do Barroco: o Mundo como Labirinto; a importância do Lúdico; a Vida como Nada diante da Morte; a Alegoria e a folia da Interpretação; o Diálogo oblíquo entre pintura e poesia; e a Metalinguagem da obra de arte que se reflete a si mesma.
São muitas as portas de entrada neste edifício, pois também foram variadas as declinações da obra de Ana Hatherly: nos ensaios e investigação académica; na poesia e na prosa; nos desenhos, nas re-colagens, nas performances, nos filmes, nos programas televisivos… Um labirinto onde tudo gira à volta da escrita, como afirmou. Esse jardim feito de tinta, onde a artista reinventa o mundo caminhando por entre signos, é o lugar enigmático do jogo – e desta exposição como jogo.

Curadoria: Paulo Pires do Vale

Saber mais sobre a exposição

Programação complementar

À conversa com o curador Paulo Pires do Vale
Sábado, 14 outubro, 16:00
Quarta, 13 dezembro, 15:00
Visitas orientadas
Sábados, 21 outubro, 11 novembro e 9 dezembro, 15:00
Visita especial
Cruzamento entre as exposições Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta e Ana Hatherly – Território Anagramático com os curadores Paulo Pires do Vale e João Silvério
Sábado, 2 dezembro, 15:00
Visita para desenhar
As voltas do teu nome – um calculador de improbabilidades
Domingo, 3 dezembro, 15:00
Aula aberta
Qual a relação possível de um artista com uma época passada ou já «histórica»?
Com Paulo Pires do Vale e Maria João Branco, no âmbito do Seminário do Mestrado de Estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Sábado, 25 novembro, 14:30 – Coleção do Fundador

Conferências
Ana Hatherly e o Barroco
Com Christine Buci-Glucksmann, Maria Filomena Molder e Paulo Pires do Vale (moderador)
Seguida do lançamento do livro Ana Hatherly. Esperança e Desejo – Aspectos do Pensamento Utópico do Barroco (edição e prefácio de Ana Marques Gastão), apresentado por Isabel Morujão.
Sábado, 6 janeiro, 16:00 – Biblioteca de Arte
Ana Hatherly – Território Anagramático
Com Fernando Aguiar, Maria Filomena Molder e moderação de João Silvério
Seguida do lançamento do catálogo da exposição