Bem-vindo
Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte
S T Q Q S S D

21 de Abril de 2018

Curso Culturas da Índia

Com Shiv Kumar Singh

Sábados | 21 e 28 Abril
Sábados | 5, 12, 19 e 26 Maio
Sábado | 2 Junho
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | €90
Participantes | min. 20

A Índia é um país fascinante e é um destino de sonho para muitos daqueles que nunca a visitaram. Para os turistas, a visita à Índia é uma experiência complexa, decorrente da presença de grandes contrastes económicos e culturais: o extremo da riqueza e pobreza, da fome e da abundância, do sofisticado passado histórico e de um futuro projetado num desenvolvimento económico sustentado e num crescimento demográfico que a tornará, previsivelmente, o país com a população mais jovem do mundo – tudo sendo visível à distância de dois passos.

A que Índia deve-se referir quando tentamos apresentá-la? Um poder global do século XXI ou um país pobre em vias de desenvolvimento? Uma economia baseada na tecnologia de ponta ou numa agricultura de subsistência? Um estado liberal secular ou uma sociedade profundamente religiosa? Uma civilização antiga e tradicional ou uma cultura que está a tornar-se cada vez mais moderna?

Um país tão diverso a todos os níveis, como é que consegue manter-se unido? E será que diversidade e democracia podem coexistir? As possibilidades são muitas e é nelas que residem os desafios a uma investigação no domínio das humanidades e das ciências sociais.

TÓPICOS A ABORDAR
• Formação da sociedade indiana (civilização vale do indo, Índia antiga)
• Geografia da Índia / diversidade e união.
• Índia - um melting pot (de antiguidade a modernidade: histórias e evolução de línguas e literaturas)
• Formação da nova Índia - pós 1947.
• Sociedade : Política, sistemas do pensamento, religião e hierarquia social
• Crescimento económico da Índia e as suas influências na sociedade pós 2000.
• Mulheres na sociedade indiana e conclusão do curso.

Shiv Kumar Singh é professor universitário de Culturas da Índia, e Hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 2008. Tem colaborado ainda na lecionação de diferentes disciplinas relacionadas com os Estudos Asiáticos, como o sânscrito. Foi bolseiro do Instituto Camões e já deu vários cursos sobre “A Cultura e Sociedade Contemporâneas da Índia” no Museu da Fundação Oriente. Coordena atualmente o Centro de Estudos Indianos da FLUL.
Para inscrições contactar o Museu do Oriente

Local: Museu do Oriente

De 21 Abr 2018  a  02 Jun 2018

Horário:

sugerir imprimir

Retiro de Meditação e Silêncio

Entre os dias 25 e 30 de Setembro irá decorrer um Retiro de Meditação e Silêncio orientado por Ajahn Vajiro

Este evento terá lugar na Casa de Retiros de Santo Inácio, em Sintra e é organizado por Helena Gallis que convidou os monges do Mosteiro Budista Sumedharama para ensinar e orientar este retiro, no qual os participantes observam os Oito Preceitos.
As inscrições abrirão em Junho deste ano.

O nosso bem-haja a todos
O Sangha da Floresta

Local: Sintra