Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte

25 de Maio de 2019

Meditação guiada

Budismo Theravada da Floresta

Meditação Guiada em Belém

Sábado dia 11 de Maio às 18h
O local das sessões de Meditação é o pavilhão da antiga Igreja Paroquial de São Francisco Xavier, e situa-se entre a Rua Diogo Afonso no Restelo/Belém, e a Rua Jorge Álvares, que fica na segunda rua à esquerda de quem vem do Mosteiro do Jerónimos e, sobe pela direita do Ministério da Defesa Nacional. Por ser um edifício isolado não tem número de porta.

Mosteiro Budista Sumedhārāma

Caminho do Vale Grande – Fonte Boa dos Nabos, 2655-464, Ericeira - Mafra
Contactos: 261863787/ 917117527
www.sumedharam.pt

Local: Belém / Restelo

Em: 24 Mai 2019

sugerir imprimir

Três Embaixadas Europeias à China

Inauguração | 8 Novembro | 18.30

Até 21 Abril ‘19

Comissário Jorge dos Santos Alves

A exposição Três Embaixadas Europeias à China possui como tema central a história dos contactos político-diplomáticos entre a Europa e a China ao longo de cinco séculos (de meados do século XIII a medos do século XVIII). Essa história teve múltiplos ciclos, avanços e recuos, entendimentos e rupturas, mas teve como constante o protagonismo de vários portugueses. Protagonistas que representavam o Estado português, outros estados europeus, o Papado, ou a cidade de Macau. São três destes protagonistas, Frei Lourenço de Portugal, Tomé Pires e Francisco Pacheco de Sampaio, que escolhemos para ilustrar a temática central da exposição. É em torno destes três protagonistas que se estrutura a exposição, por isso dividida em três núcleos.

Teremos assim o primeiro núcleo dedicado a Frei Lourenço de Portugal, nomeado embaixador ao Império Mongol pelo Papa Inocêncio IV, em 1245; o segundo núcleo dedicado a Tomé Pires e à sua embaixada à China Ming, (em 1515); o terceiro núcleo centrado na embaixada de Francisco Pacheco de Sampaio ao imperador Qianlong, da dinastia Qing, em 1752.
Em cada um dos três núcleos, o percurso biográfico de cada um dos três diplomatas portugueses é entendido no seu tempo e contexto, no quadro nacional, mas também europeu. O quadro europeu sempre entendido na sua articulação com a mundividência e os desígnios expansionistas iniciados pelas Cruzadas e continuados e fortemente amplificados depois do século XVI e com fortes marcas de continuidade até ao século XVIII. Num outro plano, procura-se contextualizar o desenvolvimento destas três missões diplomáticas, tanto do ponto de vista da história política interna da China, quanto do ponto de vista da política externa chinesa para o Mar da China, a Ásia do Sueste e mesmo o Oceano Índico na sua globalidade.

Local: Museu do oriente

De 07 Nov 2018  a  20 Abr 2021

Horário:

sugerir imprimir
Copyright © 2004-2019, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.