Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte

30 de Maio de 2019

Ajahn Jayasaro em Portugal

Ajahn Jayasaro estará presente em Portugal de 30 de Maio a 3 de Junho, em Sumedharama.

No dia 31 de Maio e 1 de Junho, fará palestras no Mosteiro, das 18h às 20h.
Todos são bem vindos.

Ajahn Jayasaro, nasceu na ilha de Wight em Inglaterra, em 1958. Em 1978 juntou-se à comunidade de Ajahn Sumedho para o retiro das chuvas como anagarika, e saiu em novembro para ir a Wat Pah Pong no noroeste da Tailândia onde se ordenou como noviço no ano seguinte como discípulo de Ajahn Chah, um dos mais renomados mestres de meditação da Tailândia. Teve ordenação completa em 1980 com Ajahn Chah como seu preceptor em 1980.[

Durante muitos anos alternou entre retiros solitários e serviço à sua ordem monástica, até assumir o papel de abade de Wat Pah Nanachat, mosteiro internacional da linhagem de Ajahn Chah, em 1997, onde permaneceu até ao fim de 2002.

Desde então Ajahn Jayasaro tem vivido em um eremitério no sopé da montanha Khao Yai, na Tailândia, ensinando regularmente num centro de meditação próximo.
É uma figura central no movimento para integrar princípios do desenvolvimento budista na educação. Possui diversos livros escritos e traduzidos para diversos idiomas, incluindo português.

Mosteiro Budista Sumedhārāma
Caminho do Vale Grande – Fonte Boa dos Nabos, 2655-464, Ericeira - Mafra

Contactos: 261863787/ 917117527
www.sumedharam.pt

Nota - Ajahn Jayasaro esteve em Portugal em 2012, no âmbito do Projecto do Budismo Theravada da Floresta da Tailândia, hoje com o nome Mosteiro Sumedharama. Deu um valioso impulso a este projecto e angariou fundos, provindos de uma pequena comunidade portuguesa na Tailândia. De todos aqueles o que o acompanharam fica o respeito e a gratidão.

Local: Ericeira - Mafra

De 29 Mai 2019  a  02 Jun 2019

Feira do Livro de Lisboa

Feira do Livro 2019

Desde 29 de Maio a 16 de Junho
Parque Eduardo VII - Lisboa

Local: Lisboa

De 28 Mai 2019  a  15 Jun 2019

Três Embaixadas Europeias à China

Inauguração | 8 Novembro | 18.30

Até 21 Abril ‘19

Comissário Jorge dos Santos Alves

A exposição Três Embaixadas Europeias à China possui como tema central a história dos contactos político-diplomáticos entre a Europa e a China ao longo de cinco séculos (de meados do século XIII a medos do século XVIII). Essa história teve múltiplos ciclos, avanços e recuos, entendimentos e rupturas, mas teve como constante o protagonismo de vários portugueses. Protagonistas que representavam o Estado português, outros estados europeus, o Papado, ou a cidade de Macau. São três destes protagonistas, Frei Lourenço de Portugal, Tomé Pires e Francisco Pacheco de Sampaio, que escolhemos para ilustrar a temática central da exposição. É em torno destes três protagonistas que se estrutura a exposição, por isso dividida em três núcleos.

Teremos assim o primeiro núcleo dedicado a Frei Lourenço de Portugal, nomeado embaixador ao Império Mongol pelo Papa Inocêncio IV, em 1245; o segundo núcleo dedicado a Tomé Pires e à sua embaixada à China Ming, (em 1515); o terceiro núcleo centrado na embaixada de Francisco Pacheco de Sampaio ao imperador Qianlong, da dinastia Qing, em 1752.
Em cada um dos três núcleos, o percurso biográfico de cada um dos três diplomatas portugueses é entendido no seu tempo e contexto, no quadro nacional, mas também europeu. O quadro europeu sempre entendido na sua articulação com a mundividência e os desígnios expansionistas iniciados pelas Cruzadas e continuados e fortemente amplificados depois do século XVI e com fortes marcas de continuidade até ao século XVIII. Num outro plano, procura-se contextualizar o desenvolvimento destas três missões diplomáticas, tanto do ponto de vista da história política interna da China, quanto do ponto de vista da política externa chinesa para o Mar da China, a Ásia do Sueste e mesmo o Oceano Índico na sua globalidade.

Local: Museu do oriente

De 07 Nov 2018  a  20 Abr 2021

sugerir imprimir
Copyright © 2004-2019, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.