Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Agenda
Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte
S T Q Q S S D
             
             
             
             
             
             

 26 de Julho de 2019 


Concerto

Sexta | 26 Julho | 19.00
CONCERTO MESTRES DO SHAKUHACHI
The European Shakuhachi Society Summer School Festival

Duração | 75’, sem intervalo
Preço único | € 12,00

Alguns dos mais importantes mestres de shakuhachi japoneses apresentam-se em Lisboa para 2 concertos com programas distintos. Keisuke Zenyoji é um dos maiores mestres vivos, descendente de uma importante linhagem de mestres históricos, entre os quais o lendário Jin Nyodo, sendo um músico extraordinário e um dos mais premiados executantes do instrumento. É também respeitado como professor, ensinando o Honkyoku (repertório sagrado original) sobretudo no Japão, mas também um pouco por todo o mundo. Kodama Hiroyuki foi discípulo de Atsuya Okuda, o fundador da escola Zensabo, que trouxe de alguma forma o instrumento de volta à sua tradição de ferramenta de meditação. Vive em contacto com a natureza, sendo além de um improvisador e exímio intérprete de Honkyoku, também um dos mais respeitados contrutores de shakuhachi. Kuroda Reyzan é a mais importante voz da nova geração, tendo sido o vencedor da última edição do Hogaku - concurso mundial de shakuhachi, que decorreu em Londres em 2018.

Estarão também presentes intérpretes japoneses de koto e shamisen - Mieko Miyazaki e Gaho Takahashi - além de vários mestres europeus de shakuhachi. O público terá oportunidade de ouvir, não só a espiritualidade do shakuhachi, mas também outros tipos de música tradicional japonesa e música contemporânea e improvisada.

PROGRAMA
1.Jim Franklin | Songs from the Lake #6 (shakuhachi e electronica ao vivo)
Compositor | Jim Franklin, 2019
2.David Hughes, Gina Barnes e Véronique Piron | Min’yō medley (trad.)
3.Horacio Curti | Tsuru no sugomori (trad.)
4.Suizan Lagrost (shakuhachi) e Mieko Miyazaki (koto) | Godan-ginuta - 五段砧
Compositor | Mitsuzaki Kengyō (光崎検校), meados séc. XIX
5.César Viana | Matsukaze - 松風 (trad.)
6.Antonio Enzan Olías | Kyochiku - 狂竹
Compositor | Koji Izumi, 1994
7.Kuroda Reison | Swan Song - 白鳥の歌
Compositor | Atsuhiko Gondai (権代敦彦), 2018



Local: Museu do oriente

De 26 Jul 2019  a  27 Jul 2019

Horário: 19h

sugerir imprimir


Ciência Viva no Verão

Nas férias a Ciência sai à rua com centenas de acções de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Astronomia no Verão
CCVAlg | CCVTavira
Atividades astronómicas

https://www.cienciaviva.pt/veraocv/2019/


Local: Lisboa - Algarve

De 23 Jul 2019  a  15 Set 2019

Horário:

sugerir imprimir


Três Embaixadas Europeias à China

Inauguração | 8 Novembro | 18.30

Até 21 Abril ‘19

Comissário Jorge dos Santos Alves

A exposição Três Embaixadas Europeias à China possui como tema central a história dos contactos político-diplomáticos entre a Europa e a China ao longo de cinco séculos (de meados do século XIII a medos do século XVIII). Essa história teve múltiplos ciclos, avanços e recuos, entendimentos e rupturas, mas teve como constante o protagonismo de vários portugueses. Protagonistas que representavam o Estado português, outros estados europeus, o Papado, ou a cidade de Macau. São três destes protagonistas, Frei Lourenço de Portugal, Tomé Pires e Francisco Pacheco de Sampaio, que escolhemos para ilustrar a temática central da exposição. É em torno destes três protagonistas que se estrutura a exposição, por isso dividida em três núcleos.

Teremos assim o primeiro núcleo dedicado a Frei Lourenço de Portugal, nomeado embaixador ao Império Mongol pelo Papa Inocêncio IV, em 1245; o segundo núcleo dedicado a Tomé Pires e à sua embaixada à China Ming, (em 1515); o terceiro núcleo centrado na embaixada de Francisco Pacheco de Sampaio ao imperador Qianlong, da dinastia Qing, em 1752.
Em cada um dos três núcleos, o percurso biográfico de cada um dos três diplomatas portugueses é entendido no seu tempo e contexto, no quadro nacional, mas também europeu. O quadro europeu sempre entendido na sua articulação com a mundividência e os desígnios expansionistas iniciados pelas Cruzadas e continuados e fortemente amplificados depois do século XVI e com fortes marcas de continuidade até ao século XVIII. Num outro plano, procura-se contextualizar o desenvolvimento destas três missões diplomáticas, tanto do ponto de vista da história política interna da China, quanto do ponto de vista da política externa chinesa para o Mar da China, a Ásia do Sueste e mesmo o Oceano Índico na sua globalidade.


Local: Museu do oriente

De 08 Nov 2018  a  21 Abr 2021

Horário:

sugerir imprimir
topo
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®