Bem-vindo
Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte
S T Q Q S S D

1 de Janeiro de 2020

Concerto de Ano Novo

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Há mil e uma maneiras de celebrar a chegada do Novo Ano. Apuram-se os trajes e as saudações, as tradições e as superstições, os balanços, os sonhos, as iguarias, as pirotecnias… e, claro está, a música – muita música, porque festa que é festa não se faz verdadeiramente sem ela. Desse modo, o Concerto de Ano Novo da Metropolitana convida-nos a vaguear pela brisa espirituosa das polcas e valsas da família Strauss, desta vez introduzida por uma fantasiosa abertura orquestral de Stanisław Moniuszko e pontuada pelo encanto melódico e requintado humor de Gioachino Rossini. A boa disposição e talento do maestro Sebastian Perłowski e dos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa asseguram o mais importante: um fôlego revitalizante para encarar com otimismo 366 dias que se querem muito bem contados.

Grande Auditório

Sebastian Perłowski maestro
S. Moniuszko Conto de Inverno, Abertura-Fantasia
Josef Strauss Polca rápida Voando, Op. 230
J. Strauss II Valsa Rosas do Sul, Op. 388
G. Rossini Abertura da ópera A italiana em Argel
J. Strauss II Marcha persa, Op. 289
J. Strauss II Polca rápida Sangue ligeiro, Op. 319
J. Strauss II Abertura da Opereta O Morcego, Op. 367
J. Strauss II Polca rápida Comboio do prazer, Op. 281
J. Strauss II Valsa Imperador, Op. 437
J. Strauss II / Josef Strauss Polca Pizzicato
J. Strauss II Polca rápida Tique-taque, Op. 365
J. Strauss II Polca-Furioso, Op. 260
J. Strauss II Polca Tritsch-Tratsch, Op. 214

Coprodução | CCB | Metropolitana

Local: Centro Cultural de Belém

Em: 01 Jan 2020

Vigília de Ano Novo

Na noite da passagem para o Novo Ano haverá uma Vigília no Mosteiro Sumedharama,

com cânticos, meditação em silêncio e uma palestra.

Momentos dedicados também a ‘Perguntas e Respostas’ e pausas para saborear um chá recuperador.

Todos são bem-vindos e desde já convidados para esta despedida do ano que agora termina e a celebrar o Novo Ano de 2020.

A vigília começa às 19h00 do dia 31 de Dezembro de 2019 e termina pouco depois da meia-noite

Caminho do Vale Grande. Fonte Boa dos Nabos - Ericeira. Mafra
96 9458367/ 261863787

Local: Ericeira

De 31 Dez 2019  a  01 Jan 2020

Três Embaixadas Europeias à China

Inauguração | 8 Novembro | 18.30

Até 21 Abril ‘19

Comissário Jorge dos Santos Alves

A exposição Três Embaixadas Europeias à China possui como tema central a história dos contactos político-diplomáticos entre a Europa e a China ao longo de cinco séculos (de meados do século XIII a medos do século XVIII). Essa história teve múltiplos ciclos, avanços e recuos, entendimentos e rupturas, mas teve como constante o protagonismo de vários portugueses. Protagonistas que representavam o Estado português, outros estados europeus, o Papado, ou a cidade de Macau. São três destes protagonistas, Frei Lourenço de Portugal, Tomé Pires e Francisco Pacheco de Sampaio, que escolhemos para ilustrar a temática central da exposição. É em torno destes três protagonistas que se estrutura a exposição, por isso dividida em três núcleos.

Teremos assim o primeiro núcleo dedicado a Frei Lourenço de Portugal, nomeado embaixador ao Império Mongol pelo Papa Inocêncio IV, em 1245; o segundo núcleo dedicado a Tomé Pires e à sua embaixada à China Ming, (em 1515); o terceiro núcleo centrado na embaixada de Francisco Pacheco de Sampaio ao imperador Qianlong, da dinastia Qing, em 1752.
Em cada um dos três núcleos, o percurso biográfico de cada um dos três diplomatas portugueses é entendido no seu tempo e contexto, no quadro nacional, mas também europeu. O quadro europeu sempre entendido na sua articulação com a mundividência e os desígnios expansionistas iniciados pelas Cruzadas e continuados e fortemente amplificados depois do século XVI e com fortes marcas de continuidade até ao século XVIII. Num outro plano, procura-se contextualizar o desenvolvimento destas três missões diplomáticas, tanto do ponto de vista da história política interna da China, quanto do ponto de vista da política externa chinesa para o Mar da China, a Ásia do Sueste e mesmo o Oceano Índico na sua globalidade.

Local: Museu do oriente

De 08 Nov 2018  a  21 Abr 2021