O Vegetarianismo e os seus benefícios

de Lubélia Travassos

em 03 Jan 2023

(...anterior)

Esses não são os verdadeiros vegetarianos, pois só pensam neles próprios e no culto do corpo. O verdadeiro vegetariano é aquele que pratica o vegetarianismo a pensar em manter não só um corpo saudável como também uma mente sã, por pura convicção filosófica e espiritual, além da compaixão que sentem pelos animais inocentes, que são o seu próximo mais inferior. Paradoxalmente, verifica-se que o homem, afinal, come animais que são vegetarianos, tornando-se ele próprio primitivo, carnívoro e a agir do mesmo modo que as feras selvagens!

AS DIVERSAS CATEGORIAS DE VEGETARIANISMO

O vegetarianismo pode dividir-se em diversas categorias:

Lacto-ovo-vegetariana: A alimentação lacto-ovo vegetariana consiste em todo o tipo de vegetais e legumes, todos os produtos lácteos, ovos, grãos, cereais e todos os frutos. Esta é a dieta praticada pela maior parte dos vegetarianos, em especial no ocidente.

Lacto-vegetariana: Será, provavelmente a categoria que insere o maior número de vegetarianos, visto ser a dieta que predomina especialmente no sul da Índia, por razões religiosas entre os Hindus. Nesta dieta incluem os produtos de lacticínios, todo o tipo de vegetais, leguminosas, grãos, cereais e frutos. Contudo, os ovos como alimento altamente proteico estão proibidos, pois dizem conter a vibração da vida. Todavia já há uma certa abertura em casos excepcionais para recuperação da saúde, especialmente ocular, visto o ovo conter muita luteína e zeaxantina e, que os médicos Hindus têm alertado para o facto dos ovos não fecundados não conterem o esperma vital, pelo que não envolvem a matança.

Vegan: Esta categoria é mais restrita que as anteriores, e está hoje muito em voga no Ocidente, ainda que não contemple qualquer convicção religiosa ou espiritual. A alimentação Vegan não contém qualquer produto animal, contudo, pode ser perfeitamente compatível com uma boa saúde, se predominar nela todo o tipo de vegetais, leguminosas, grãos e frutos, em quantidade considerável.

Embora os vegans não consumam qualquer produto de origem animal, isto é, para além de não ingerirem todo o tipo de carne estão, igualmente, excluídos os ovos, o leite e o mel. Porém, os que adoptaram esta alimentação vegan devem ter mais cuidado que a maioria das pessoas. Para que o seu organismo obtenha tudo o que necessita, torna-se muito importante incluir alimentos que contenham proteínas, vitaminas e minerais, que se encontram normalmente na carne, no peixe ou nos produtos lácteos. Como a sua alimentação precisa incluir proteínas, vitaminas e minerais têm de comer mais leguminosas e produtos de soja, arroz e pão integral. Devem, além disso juntar algumas sementes de girassol, amendoins, e frutos secos, a pelo menos uma refeição por dia. E, nos seus hábitos alimentares, para obterem a energia sustentável, têm de comer pelo menos 3 doses por dia de arroz, cereais, pão integral ou batatas.

Os seus seguidores excluem, também, todo o tipo de exploração animal: as roupas de couro, a lã e a seda natural são igualmente proibidas. Nota-se, porém, que, hoje, muitos vegans chegam ao ponto de exacerbarem o seu ideal, pouco humanista, em fanatismo, ao excluírem e marginalizarem, de forma agressiva, dos seus relacionamentos, todas as pessoas que não comungarem do seu idealismo, associando-se apenas com os seus iguais.

Semi-vegetariana: São as pessoas que se dizem vegetarianas, mas não o são, pois, abrem excepções para o peixe e para as aves. Não são bem vistos pelos outros grupos, por serem falsos vegetarianos, pois a única recusa deles é a inclusão de carne vermelha, que alegam, de forma oportunista, ser por questões de saúde.

Macrobiótica: Outra versão que não se pode considerar de todo vegetariana, são os macrobióticos. Além de incluírem todos os vegetais, leguminosas, grãos e cereais, comem também peixe, que consideram ser de um reino animal diferente, por ser aquático. Esta é a dieta tradicional japonesa, que pode ser vegan, ovo-lacto-vegetariana e também inclui o peixe.