Nutrição
O Vegetarianismo e os seus benefícios

de Lubélia Travassos

em 03 Jan 2023

(...anterior) O único senão é que o leite e os ovos são pobres em minerais, tais como o ferro, fundamental para o equilíbrio da saúde. Todos sabem que sem ferro as células podem morrer, causando a anemia. Por isso, todos os vegetarianos desta categoria precisam de comer muitos vegetais variados, em especial os verdes, e a “soja”, feijão, brócolos, couve, espinafres, que são ricos em ferro. Sendo que o ferro dos vegetais é menos absorvido pelo corpo do que o de origem animal, a quantidade a ingerir destes vegetais deverá ser considerável, e as refeições deverão ser acompanhadas com sumo de laranja, porque a vitamina C ajuda na absorção do ferro. Além disso convém consumirem arroz integral e trigo integral ou Espelta (o trigo verdadeiro e muito proteico, por que o trigo que consumimos foi geneticamente modificado, cujo glúten é prejudicial a algumas pessoas que podem ser intolerantes ou celíacas), pois a casca destes grãos é muito rica em ferro.

No caso das pessoas que optam pelo regime “Vegan”, apesar de a sua dieta ser mais equilibrada, porque não comem produtos animais, isto é, os ovos, o leite e os seus derivados, a sua dieta tem um senão, por ser pobre em Vitamina B12, que é fabricada por bactérias, e pode ser encontrada nos animais que as comem ao pastarem. Contudo, esse assunto é fácil de resolver. Ou comem alimentos fortificados com as vitaminas do grupo B, tendo geralmente maior quantidade de B12, ou tomam um suplemento alimentar de Vitamina B12, visto o nosso corpo não a produzir, e é muito rara nos vegetais.

Em suma, ser vegetariano só traz benefícios. Se avaliássemos as consequências nefastas que a ingestão da carne traz à nossa vida, teríamos uma atitude completamente diferente. Essas consequências dão origem a inúmeras doenças, para além das já mencionadas, como a arteriosclerose, todos os tipos de doenças cardíacas, pedra nos rins, cirroses do fígado e diversos tipos de cancro, etc. A todas estas doenças tem sido estabelecida uma ligação à gordura animal e ao colesterol, assim como às toxinas que o animal liberta quando morre. Os animais não estão sempre saudáveis como parecem, e antes de morrerem segregam substâncias tóxicas. Por essa razão, quando ingerimos a carne do animal, também ingerimos os microrganismos e diversas toxinas.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, os nossos corpos contêm ácido úrico e muitas outras toxinas que aparecem no nosso sangue e nos tecidos musculares do corpo. Se compararmos os 65% da mistura impura que contém um bife às proteínas obtidas pelas nozes, frutos secos, grãos e legumes, observaremos que estes últimos são notavelmente mais puros. A comida vegetariana é, na verdade, muito mais pura e adequada à alimentação do homem do que a carne, assim como mantém a sua frescura muito mais tempo e melhor que a carne.

Questões Económicas e Ambientais

Questões Económicas

Segundo o aspecto económico, haveria maior interesse na alimentação vegetariana, por ser muito menos dispendiosa mundialmente, além do que poderia alimentar uma parte da humanidade que não tem o que comer.

O homem, com a pecuária bovina, cria um ciclo vicioso ao estimular a monocultura de grãos, tais como a soja que depois são exportados para serem dados ao gado, quando serviria de recurso para combater a fome e alimentar uma humanidade vegetariana sem toxinas. Se o mundo fosse vegetariano, haveria lavouras mais diversificadas, sem a inseminação artificial de produção desenfreada de animais para se reproduzirem em série e servirem de grandes negócios e maiores lucros de interesses económicos. Todavia, o problema não se cinge só à comida! A pecuária consegue esgotar o planeta de outras formas, ocupando por exemplo uma grande área terrestre, que está cada vez mais a expandir-se. A necessidade de pastos está a aumentar e perigosamente se derrubam florestas para atender àquela necessidade.