Sagrados
Evangelho Humanista de Jesus Cristo

de Lubélia Travassos

em 22 Mai 2023

(...anterior) Esses iluminados foram os Essénios, que se prepararam com disciplinas espirituais, a fim de abrirem o caminho certo Àquele que viria. Para melhor se conservarem puros do mundo, afastaram-se das cidades e vilas e foram viver para o deserto, onde formaram uma comunidade fechada, dedicada apenas ao desenvolvimento da vida espiritual. Fizeram-no por altruísmo e não para fugirem às responsabilidades para com a comunidade nacional. Os Essénios autodenominaram-se a Nova Israel, assim como se consideraram o povo do Novo Testamento, que deu lugar às Novas Revelações, e foram os autores da transição das Velhas Revelações do Velho para o Novo Testamento.

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto veio contribuir de modo significativo para o conhecimento daquela notável seita judaica, assim como para destrinçar mistérios que subsistiam com o Cânon e o Texto das Escrituras do Antigo Testamento. Embora já se tenham descoberto centenas de manuscritos, e escrito muito sobre eles, muitos ainda não foram traduzidos e publicados. E, ainda, outros não foram dados ao conhecimento público, visto conterem matéria muito complexa, que à Igreja Católica não interessa divulgar, pois iria revolucionar e desacreditar o conteúdo dos textos aceites, assim como os responsáveis da Igreja.

Verificamos que os Manuscritos do Mar Morto revelam a existência, entre os Essénios, de conceitos, crenças, práticas e escritos que, em muitos casos, antecipam os dos Cristãos Primitivos, assim como contêm informações que ajudam a provar e a completar os pontos de vista prevalecentes, tanto dos estudiosos da religião, como dos Cristãos ortodoxos. Esses Manuscritos estão de tal maneira relacionados com as escrituras Cristãs do Velho e Novo Testamento, que parece sempre fizeram parte da própria Bíblia. Esses documentos Essénios de inestimável valor, tanto sagrado como secular, revelam directa e indirectamente, o desenvolvimento na história através de instrumentos humanos do Plano Divino, assim como do seu propósito.

Excerto da Introdução.