Sagrados
Energias psíquicas

de Maria Ferreira da Silva

em 08 Out 2023

(...anterior) Clarificando: apesar de herdar características físicas e psíquicas dos progenitores, cada um, vem “cunhado” com as acumulações de acções e pensamentos das encarnações anteriores fazendo único cada indivíduo, contudo, não chega para fazer a diferença; ela reside no propósito do aperfeiçoamento pelo esforço próprio, em cada vida.

A igualdade humana deve ser aceite e compreendida dentro da grandeza cósmica da qual fazemos parte e que dá a todos, as mesmas oportunidades de usufruírem da essência espiritual distribuída para a vida manifestada. Cada um recolhe as energias, executa as suas acções e usa as forças psíquicas do pensamento de acordo com o seu estado de consciência. Assim a igualdade existe, mas a capacidade e a qualidade de cada um, dita o seu destino pela diferença de Consciência.
Numa volta mais alta da espiral ou a certo nível de evolução espiritual adquire-se o conhecimento dos níveis mais excelsos e, portanto, cada vez mais consciência do Divino.

Esta diferença de Consciência reside no grau de responsabilidade, tanto consigo mesmo, como para com os outros e é a força que leva ao cumprimento da vida, não pelo “arrastar” ao saber do vento (karma), mas colaborando na sua construção de forma abrangente e justa, ciente da necessidade universal.

«Convém lembrar, que as diversas encarnações tecem uma só Consciência». (Agni Yoga (§)).
E, para que servem as encarnações, se elas não são dirigidas para a evolução da Consciência? Se nada se faz numa vida para o melhoramento de carácter e para o alargamento de consciência, essa vida será somente uma página da vida em branco ou sem sentido. Todas as acções devem ser guiadas pela vontade da pureza interna na realização espiritual. Como pode alguém, ainda com consciência menor ou pouco desperta, querer ter as mesmas oportunidades daquele que já desenvolveu e aprimorou a sua Consciência? A compreensão e a responsabilidade deste último será maior, portanto “pegará” na vida de forma diferente, ou seja, será pelo seu desempenho e atitude que vingará e superará as dificuldades da vida. Não estou a falar de bens materiais, mas de bens humanos e espirituais. Há uma verdade incontornável: que a responsabilidade é de Ser e não de ter.
Consciência pouco desperta, tanto pode derivar da falta de vontade, obstruída por demasiados desejos sensuais e materialistas e, portanto, não desenvolveu a capacidade de a usar no aperfeiçoamento de si mesmo e se acomodou à preguiça. Como também, do grau de evolução mental do grupo de almas a que pertence, que pode ter sido a última leva de seres a encarnar na Terra, ou por qualquer outra razão se atrasou na evolução.

A vontade é uma das qualidades que se pode aplicar e desenvolver para maior realização espiritual e humana. Quem sabe usar a vontade adquire maior autocontrolo; o parâmetro que limita o excesso e amplia a responsabilidade para o agir correcto. A força de vontade define o carácter do homem, mas essa qualidade depende do estado de consciência. A força de vontade desenvolve-se com a evolução espiritual e, sendo esta força uma energia, ela não se esgota se “alimentada” pelos pensamentos elevados - místicos e altruístas – impulsos através dos quais o cérebro produz mais substâncias químicas naturais e essenciais, despoletando mais energia para sustento da firmeza da vontade. Sabemos que a força de vontade tem oscilações e de acordo com os humores pode provocar sentimentos de maior ou de menor estima, contudo, a firme vontade é uma qualidade que se vai ganhando na estruturação interna conforme se avança no caminho espiritual; ela dá confiança nas decisões e nas acções que são necessárias.

Há, no entanto, que fazer a distinção entre a vontade que emerge da vontade consciente, visando motivos superiores e consistindo numa forma mental estruturada e construtiva, e a vontade que provém de motivos derivados dos desejos primários, que emergem do plexo solar e dos órgãos de procriação, consistindo numa corrente de energia emocional e sexual, revelando um propósito egoísta e pessoal.