Sagrados
Evangelhos 2005 Comentados

de Firmamento Editora

em 16 Jun 2006

(...anterior) Mas, se andar de noite, tropeça, porque não tem a luz com ele.”
Mais importante do que todos os perigos deste mundo é sabermos se caminhamos na luz ou nas trevas. Se tivermos consciência da luz, muita ou pouca, que nos ilumina o caminho, evitaremos dissabores, pois desse conhecimento advém a paz ou a desordem interiores que depois derramamos em tudo o que nos rodeia. Onde devemos procurar essa luz que não nos pertence? Como fazê-la brilhar no nosso caminho, por vezes tão escuro? Escutemos o Senhor, em oração, e perguntemos-Lhe como encontrar a luz que nos falta.

“Marta disse, então, a Jesus: ‘Senhor, se tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.’ Disse-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
Marta respondeu-lhe: ‘Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.’ Disse-lhe Jesus: ‘Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Crês nisto?”
E nós, cremos nisto? Se cremos, que consistência atribuímos à nossa adesão? Ela é apenas circunstancial, motivada por hábitos culturais, ou traduz uma convicção experienciada?
Quando encontrou Jesus, Marta, emocionada, argumentou com o discurso exterior da Lei, mas interiormente tinha dúvidas... Se tivesses chegado a tempo e horas; se a vida não fosse o que é; se as coisas tivessem corrido de outro modo... O condicional interpõe-se quase sempre entre a nossa existência precária e a confiança que depositamos em Deus.
Quando o Senhor Jesus lhe dispara a revelação de que Ele é a Ressurreição e a Vida, ela continua sintonizada no discurso exotérico, repetindo frases que aprendeu, mas ainda não integrou. O que o Senhor Jesus lhe diz é que através Dele tudo é apaziguado, tudo é renovado, até mesmo a morte...”quem vive e crê em mim, não morrerá para sempre”, afirma.
Por fim, o Senhor Jesus dirigiu-se ao túmulo de Lázaro e chamou-o; mas esperou que os presentes removessem a pesada pedra que cobria a entrada. Todos os intervenientes se esforçaram empenhadamente na cura de Lázaro. É também isto que o Senhor Jesus nos propõe agora a cada um de nós: com gestos concretos apliquemo-nos, então, na cura das doenças deste mundo, propiciando assim a Sua intervenção, para que se manifeste, pela fé em Jesus Cristo, a glória de Deus.

José Souda Machado
*Editor de Arte.