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Srimad Bhagavam - A Sabedoria de Deus

de Swāmi Prabhavānanda

em 10 Mai 2006

  (...anterior)
Se alguma pessoa te magoar, não procures retribuir a injúria, nem sintas sequer qualquer ressentimento no teu coração, mas antes sente o bem por ela, pois o Amor conquista o ódio.

Aquele que seriamente procura alcançar auto-domínio, deverá desviar-se de distracções mundanas. Deverá ser moderado a comer, a beber e a divertir-se. Indolência ele deverá evitar.

No primeiro estágio da vida, aquele que desejar o auto-domínio deverá encetar a vida de estudante. O Mestre lhe removerá as trevas da ignorância e lhe revelará a luz do conhecimento.

De modo a se preparar para as instruções dadas pelo Mestre, o estudante deverá estabelecer a calma e a quietude no corpo e na mente. Ele deverá se libertar de indisposições físicas através da prática de exercícios de respiração que poderão ser dados pelo Mestre, e tomando somente o alimento necessário para manter o corpo vigoroso e a mente calma.

Sentado erecto, numa postura orientadamente confortável, ele deverá repetir a Sagrada Palavra OM – meditando no seu significado.

Ele deverá libertar a mente de todos os pensamentos e desejos distractivos. Quando a mente se põe a deambular, que ele a traga de volta e a tente estabelecer na Luz divina dentro do centro etérico do coração.

A prática constante trará paz e tranquilidade ao íntimo. A chama do desejo será extinta, assim como o fogo esmorece à falta de combustível.

A mente que já não se agita pela luxúria está sempre tranquila. Assim que as inquietas vagas da mente assentam, surgirá gradualmente a felicidade divina.

A Sagrada Palavra OM é o arco. A mente pura é a seta. O Eu Divino é o alvo. Assim como a seta se torna una com o alvo, assim também pela prática da concentração a mente se unirá ao Eu Divino.

Se houver devoção pelo Mestre assim como por Deus, facilmente se alcançará domínio e mestria.

O Mestre é na verdade um com Deus. Vivendo em próxima associação com o Mestre, seguindo as suas instruções na meditação e na compreensão das Escrituras, o estudante aprende a ver Deus, a Alma de todas as almas em todos os seres.

Depois de terminar o seu curso de estudo, ele é livre para se casar e se tornar um homem de família, ou pode levar uma vida de retiro, ou tornar-se monge, consoante o seu temperamento e o conselho do seu Mestre.

O homem de família, que tem de encontrar obrigações na vida social, deve executar todos os deveres como forma de reverência. Ele deverá reverenciar professores espirituais e se associar a pessoas espirituais. Ele deverá aproveitar os tempos livres na escuta ou estudo da Palavra Sagrada. Ele deverá participar nas actividades da vida, mas permanecer livre de quaisquer apegos.

Ele poderá possuir riqueza, mas deverá lembrar-se que antes de tudo é um guardião de Deus, a quem tudo pertence. Ele deverá olhar pelas necessidades dos pobres e dos destituídos e servir o Senhor ao servir todos os seres sencientes.

Ele não se deverá apegar à carne nem aos prazeres sensuais. Ele deverá aprender a discriminar e realizar a alegria da vida no espírito e conhecer a glória do Eu Divino no seu íntimo.

O monge que busca poderá ir onde quiser mas não se deverá apegar a nenhum sítio ou país. Ele deverá aprender a encontrar paz e júbilo na meditação sobre o Ātman, o Eu Divino. Aos seus olhos, todos os seres deverão ser iguais. Ele deverá conhecer o Senhor como o supremo objectivo e finalidade da vida. Ele deverá meditar sobre as escrituras e evitar estudos que desviem a sua mente de Deus.

Ele nunca deverá fazer discípulos à força ou utilizando falsas promessas.

Para um monge que se entrega a desejos de luxúria e para um homem de família que renuncia aos deveres familiares – para ambos será vergonhoso, nefasto e enganador.

O maior dever da vida é ter prazer na Palavra de Deus e meditar constantemente n’Ele como a forma de toda a verdade.

Canta o nome e louva o Senhor, e canta a sua glória. Medita nos seus atributos divinos; constantemente lembra-te d’Ele e da Sua Presença.
  (... continua) 
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