Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Srimad Bhagavam - A Sabedoria de Deus

de Swāmi Prabhavānanda

em 10 Mai 2006

  (...anterior) Serve e adora o Senhor do Amor. Presta-lhe respeitos saudando-O; conhece-O como o verdadeiro Amigo; rende-te a Ele.

Todo o Universo poderá se comparar a uma larga árvore. Todos os seres se poderá dizer que são os seus ramos e folhas. Hari, Deus, é a raiz da árvore. Quando o Senhor é adorado, todos os seres rejubilam.

O Senhor é todo-presente. Ele existe tanto no que é senciente como no não senciente. Todo o país é seu país, e Ele se manifesta em todo o lugar, mas os sítios mais sagrados são aqueles onde se Lhe oferece a maior devoção – nos templos ou nos corações dos seus devotos.

Aqueles que desejam o maior bem, deveriam viver onde se é possível se inter-relacionar com pessoas espirituais.

Hari é também chamado Puruṣa, o Morador íntimo, pois Ele habita nos corações de todos os seres – em deuses e anjos (§), em homens, em pássaros e bestas, e em todo o aparente objecto sem vida. Mas apesar de Ele residir em todas as creaturas e coisas, há uma diferença no seu respectivo grau de manifestação.

Nos seres humanos Ele é mais manifesto do que nos outros. Mais uma vez, nos seres humanos Ele é mais ou menos manifesto, consoante o grau da ciência do saber e consciência realizadas.

Um sábio Brahmin disse: “Depois de muitas experiências de alegria e miséria, Eu realizei que Ātman é pura felicidade e que o homem é Ātman. Quando o homem para de se esforçar em busca de felicidade nas conquistas materiais mundanas e aprende a olhar para dentro, ele encontra o extático Ātman.

“O Ātman por Si só É, Um sem segundo. O Ātman por Si só é a Realidade. Está de facto iludido aquele que não conhece o Real.

“Para alcançar o Ātman, desiste da consciência dos muitos e absorve-te no Um.

“Aprende a ver o Um nos muitos. O processo para praticar e realizar esta Unidade consiste em ver causa e efeito como uma e a mesma, em vendo todo o Universo como uma expressão de Deus. O processo de realizar a Unidade em acção consiste em se render todas as palavras, actos, e pensamentos a Brahman, ou Deus.

“O processo de realizar a Unidade nos objectos e pessoas consiste em ver Deus em todos os seres e coisas.

“Aquele que segue o caminho da vida contemplativa conhece o seu Eu como divino e em Unidade com Deus. Deus é o princípio, Ele é o meio e Ele é o fim. Ele é o que regozija e o Objecto regozijado. Ele é o que está em cima e o que está em baixo. Ele é o que conhece e o que é Conhecido. Ele é a palavra falada e o fôlego que a profere. Ele é o manifestado e o Imanifestado.
“O homem que segue este trilho realiza, que Deus por si só É, que nada é separado d’ Ele ou para além d’Ele. Tendo realizado esta verdade, o devoto não mais é atraído pelas coisas do mundo.
“Aquele que está calmo e sente o mesmo em relação a todos os seres, é uma alma livre. Apesar da sua sabedoria ser profunda, a sua simplicidade é como a de uma criança.”

Compilado pelo Sábio Vyāsa

Srimad Bhagavatam (Canto VII – Cap.II) – ‘The Wisdom of God’
Tradução do Sânscrito para o Inglês - Swāmi Prabhavānanda
Tradução do Inglês para o Português - Dhammiko
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®