Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Alimentos que Curam

de Vasco Gonçalves

em 22 Mai 2006

A correcta incorporação dos diversos nutrientes no nosso organismo proporciona-nos um equilíbrio físico-energético indispensável para o desenvolvimento de nossas funções. Sendo a alimentação a forma de os incorporarmos, devemos ter em atenção não só as quantidades ingeridas, mas também as correctas combinações que fazemos de cada elemento. Com o conhecimento mais específico das características destes componentes, podemos então ter uma compreensão mais aprofunda da sua origem e da interacção das forças que os regem.

Rico em Glucose e FerroOs alimentos vegetais, assim como as plantas medicinais, contêm substâncias que produzem acções farmacológicas semelhantes à dos medicamentos, mas com as seguintes vantagens:
- além de curar, previnem e corrigem a tendência para adoecer
- em geral não têm efeitos secundários

AS FRUTAS
Contêm vitaminas, minerais, água, açúcares e elementos fitoquímicos que desempenham importantes funções preventivas e curativas.
Fornecem-nos a vitamina C, que o nosso organismo tanto necessita. Só pela fruta crua e algumas hortaliças esta necessidade pode ser suprida de forma natural.
É o alimento mais puro e equilibrado que por nós pode ser ingerido.

O que a fruta nos proporciona:
A água que constitui cerca de 80% a 95% da maioria das frutas é uma água “viva”, pura que contém em dissolução numerosas substâncias biológicas activas.
Quanto aos açúcares, os mais abundantes são a glucose e a frutose, que passam directamente para o sangue sem precisarem de ser digeridos, de forma que nos proporcionam energia mais rápida. Algumas frutas também contêm sacarose (maçãs, laranjas, melão, melancia).
Na fruta o amido é quase inexistente, porque com a maturação vai-se transformando em açúcares simples (glucose e frutose). A banana é a fruta mais rica em amido.

As fibras são na maior parte do tipo solúvel (pectina e hemicelulose).
Os ácidos orgânicos, como o acido cítrico, potenciam a acção da vitamina C, assim sendo são anti-sépticos e alcalinizam o sangue e o meio interior.
Têm vitaminas, soRico em Potássio e Cálciobretudo a C e a provitamina A (betacaroteno), que actuam como potentes anti-oxidantes.
Possuem minerais, especialmente o potássio, magnésio, cálcio e ferro.
Elementos fitoquímicos (flavonoides, anticiaminas, outros) que actuam como verdadeiros medicamentos, evitando grandes transtornos no organismo (previnem o cancro, arteriosclerose, fluidificam o sangue…).
As frutas estão livres de colesterol, purinas (formadoras de ácido úrico) e substâncias tóxicas.

Os inconvenientes das frutas:
Devemos ter atenção no consumo de certas frutas em casos de :
Diarreia: pois certas frutas têm acção laxante e por isso devem ser evitadas como uva, melão ou ameixas, outras no entanto são adstringentes como a maçã, o marmelo, a nêspera.
Diabetes: deve-se evitar frutas muito doces como as tâmaras ou a uva.
Cáries: quem tem tendência para a formação de cáries deve reduzir o consumo de cítricos e beber os seus sumos com uma palhinha.
Sempre que se manipula a fruta, descascando, congelando, enlatando ou mesmo fazendo sumos, perdem-se várias de suas propriedades.

Os Sumos
Os sumos naturais são diuréticos (riqueza em potássio e flavonoides), alcalinizantes (apesar de sua acidez reduzem a acidez do sangue e dos tecidos), mineralizantes (pela sua riqueza em minerais) e tonificantes (pela sua riqueza em açúcares e vitaminas).
Os inconvenientes: eles não substituem a fruta, pois contêm menos fibra e, se não forem frescos, acabados de fazer, têm menos vitaminas. Os sumos industriais, pela sua adição de açúcar e envasamento, não são aconselháveis.

A Fruta engorda?
O consumo abundante de fruta não só não engorda mas até ajuda a perder peso, pois a fruta não gera toxinas e além disso ajuda na purificação do organismo. Comer só fruta durante um dia ou um período é um costume muito saudável. Podem fazer-se jejuns de fruta ou sumos de fruta que produz efeitos curativos no nosso organismo.