Peregrinações
Ladakh

de Juhi Sinha

em 22 Jun 2006

(...anterior) O comércio de pashimina continuou durante séculos e é hoje tão lucrativo como era dantes.

Os ladakhis são um povo alegre e forte. Eles aceitam com facilidade as dificuldades impostas pelo isolamento, terreno inóspito, Inverno rigoroso e atmosfera menos densa. Os Invernos são longos e severos e as casas de Ladakh são construídas para conservar o calor do clima frio e as pessoas e animais têm de permanecer dentro de casa durante seis meses. As mulheres de Ladakh usam os meses de Inverno para fiar lã fazendo pattu para a roupa e tapetes grossos. Isso oferece não apenas o essencial para o Inverno como também uma ocupação e uma oportunidade de passar tempo em convívio. A famosa especialidade de Ladakhi é gur-gur chai, o grande favorito de todas as famílias Ladakhis. É um chá delicioso e quentinho, preparado com folhas de chá, manteiga, sal e leite.

Os Ladakhis são um povo social e a música e dança fazem parte integral das suas celebrações. Suas danças são lentas e bonitas sendo participadas por homens e mulheres. As mulheres gozam de uma boa posição em Ladakh e isso pode ser observado especialmente em suas danças. Os instrumentos acompanhantes são a surna, semelhante ao shehnai e o daman, um instrumento de percussão.
Apesar da entrada de comerciantes em Ladakh, ela tem sido uma região afastada e distante durante muitos séculos. Separada pelas montanhas mais altas do mundo, Ladakh tem permanecido fechada geográfica e politicamente, estando pouco ligada ao povo de fora. Era uma terra proibida – virgem e misteriosa. Mas com o advento dos meios de comunicação e viagens aéreas, o mundo descobriu Ladakh. O turismo chegou em Ladakh subitamente. Turistas chegaram de Toronto, de Tóquio, Ahmedabad e Abidjan, ansiosos por explorar Ladakh e os números estão aumentando todos os anos.

Com o decorrer dos tempos os mosteiros de Ladakh foram sequestrados pelo mundo. A vida monástica dos monges tinha-os protegido dos olhos do mundo exterior, mas os turistas agora consideram os mosteiros e os monges como o último repositório do antigo budismo. Os peregrinos budistas japoneses construíram aqui o Shanti Stupa, bem alto na cidade de Leh, uma esplêndida homenagem às muitas pontes que o budismo construiu entre Ladakh e as nações do mundo.
Um deserto árido com altas montanhas, mas uma terra muito enfeitada pela fé do seu povo, talvez sejam os contrastes de Ladakh que ofereceram um misticismo. Até hoje ele possui um encanto duradouro e infinito, oferecido pela grandeza da terra pensativa, e o sorriso de um povo alegre e tolerante.
Cortesia da Revista India Perspectives