Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Museu de São Marcos

de Maria Ferreira da Silva

em 29 Jun 2020

  (...anterior) Cristo aparece a Maria Madalena com a aparência de um jardineiro (uma foice ao ombro) e com os pés retratados numa postura pouco comum, cena que se desenrola numa perspectiva estilizada, mas encantadora, pela elegância das formas e dos pormenores.

Também Domenico Ghirlandaio (1449-1494), um dos artistas que participou na grandiosa obra da Capela Sistina, aqui deixou a sua luz. Viveu na mesma época de Botticelli (§), mas nada possui do seu lirismo, preocupado mais com a estética dos exteriores tipicamente florentinos, numa forma e compreensão de pintura que influenciarão mais tarde Miguel Ângelo.
A sua “A Última Ceia” é uma obra que se apresenta dentro da composição e adaptação dos demais frescos às exigências do espaço. A mesa e os bancos em forma de “U”, assim como o suporte de fundo executado segundo as normas da perspectiva, pretendem aumentar de forma ilusória, a profundidade do ambiente. A grande luminosidade de interior difunde para o exterior toda a beleza e harmonia entre o real e o simbólico, segundo o estilo da época.
A visita a este Museu-Convento é pois uma obrigação para quem visita Florença.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®