Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Curso de Meditação - 4ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

  (...anterior) Chakra  Ājnā
Dhyāna envolve todos os processos mentais e exercícios que possam ajudar a reduzir os obstáculos da ignorância (avidyā), passando-os de activos à condição de passivos. Implica mudança de pensamentos e atitudes.

Em Meditação a mente deve ficar absorvida pelo objectivo da Meditação.
Quando a mente está absorvida em si própria, onde os sentidos não se relacionam com o exterior, significa desprendimento dos sentidos.
Quando por fim, por meio desta (Dhyāna) se está absorto no “Objecto Eleito” e a mente se funde completamente nele, chama-se Samādhi.
Samādhi - significa estar tão “absorvido” pelo “Objecto”, que parece que não existimos. Deixamos de sentir a forma, o corpo, e a identificação com o “Objecto” (Deus) é total.
Samādhis são estados mentais super-conscientes os quais conduzem a um fim, a Kaivalya. Gradualmente, as práticas bem conseguidas levam a estados de Samādhi mais ou menos prolongados até alcançar um estado de Consciência constante, onde não há grande distinção e espaço entre os Samādhis. Permanecer nesse estado, quer dizer que foi alcançada outra dimensão ou outra consciência de viver, e significa, viver em estados superiores de Consciência, em Espírito. Para se atingir o estado de Samādhi, podem-se levar anos ou até vidas, contudo pode acontecer inesperadamente, dependendo da evolução feita em vidas anteriores.
Samādhi é mergulhar na própria Consciência ao nível da Mente Divina.

Cada estágio sucessivo de Samādhi revela à nossa consciência uma realidade mais profunda do “Objecto”.
Cada Samādhi rompe mais uma camada oculta no interior dessa Realidade Suprema, e nela se integra.
Só depois desta passagem entre os Samādhis, se pode sentir o estado de Kaivalya, que significa “isolamento”; aquele que traduzido à letra quer dizer, está “separado”. Kaivalya é um estado interior de liberdade, em que mesmo estando e agindo no mundo não se compromete nem se deixa influenciar por ele. Tem uma actuação segura em qualquer circunstância. Kaivalya é o mais completo efeito de Sam€dhi exercido sobre uma pessoa.
Acontece Kaivalya quando a matéria (corpo físico) está controlada. Não há mais oscilação, há sempre uma direcção determinada e foi alcançado o “Objectivo”. Mas, não é o final do caminho espiritual, pelo contrário é o começo de nova escalada...

Voltando atrás, consideremos de novo a prática da respiração, o Prāṇayāma.
No exercício do Prāṇayāma não há movimento do corpo, apenas a concentração no movimento dinâmico da respiração: inspiração e expiração.
Seguindo o movimento da respiração, deve fazer-se e sentir-se a inspiração desde o nível interno das clavículas até ao diafragma.
Durante a expiração é ao contrário, começando com a contracção no abdómen. As técnicas da respiração são variadas, e cada um deve procurar executá-las de acordo com o seu próprio ritmo e ter em conta, que são apenas uma preparação para a Meditação. O Prāṇayāma tem como objectivo fornecer maior quantidade de Prāṇa ao organismo, purificando e preparando-o para a Meditação.
A respiração envolve a limpeza energética pela corrente prânica que circula pelos sete Chakras (§) principais do corpo etérico agregado ao corpo físico.

Tempo de Meditação

Sentado na posição de Yoga (§), aprenda a controlar a respiração com exercícios de inspiração e expiração.

Ao fim de algum tempo verifica que a mente está mais calma, e que a prática da respiração exerceu um efeito de Concentração. É o começo da Meditação.

A prática da Respiração, a Concentração e a Meditação são os elementos que lhe deixamos para trabalhar.

Breve explicação sobre os Chakras.
Os chakras são rodas, centros nervosos ligados por canais de energia subtil à coluna vertebral, e estão situados em vários pontos do corpo em correspondência com certos órgãos físicos vitais. Há uma relação estreita entre os chakras, pontos de forças que pertencem ao corpo etérico por onde passa o Prāṇa, e os órgãos físicos.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®