Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Curso de Meditação - 4ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

  (...anterior) Chakra Anāhata (Coração) Estes vórtices de energia mantêm a vida no organismo físico, psíquico e espiritual e são fundamentais para o equilíbrio biológico e psicológico. É importante que o Prāṇa circule livremente pelos centros principais, e os mantenha em perfeito movimento. A respiração, prāṇayāma, ajuda a dispersar as energias conflituosas (emoções exageradas e sentimentos inferiores), que possam concentrar-se nesses pontos para que a energia flua sem obstáculos. Eles situam-se em sete pontos.

Os sete Chakras (§) principais.

1º- Chakra Mūladhāra. Rádio- corresponde com a região do cóccix. Elemento Terra.
É a sede da kuṇḍalinī enroscada, a energia vital ou a força de vida.
Está ligada com a ilusão, a cólera, a cobiça e a sensualidade. São aspectos primários da existência humana. O desejo actua como força motivadora, como ímpeto básico do desenvolvimento do indivíduo.

2º - Chakra Svādhiṣṭhāna. Sacro, ligeiramente acima dos órgãos genitais. Elemento Água. Está ligado à procriação e à fantasia. Na forma positiva inspira a criar.
Sentido predominante é o gosto, órgão sensível é a língua. Ligado ao plano astral e tudo que implica desejo, gozo.

3º - Chakra Manipūra. Solar, corresponde à região do umbigo, plexo solar. Elemento Fogo.
Está ligado aos aspectos da visão, da forma, ao ego e à cor. Sentido predominante: vista. Órgão sensível: olhos.
O domínio deste chakra é o esforço por obter-se conhecimento e poder pessoal. O equilíbrio é o serviço desinteressado: servir sem desejo de recompensa. Abarca o karma, a caridade, horror aos próprios erros, boas companhias.

4º - Chakra Anāhata. Coração. Plexo cardíaco, corresponde à área do coração. Elemento Ar.
Aspectos: conseguir o equilíbrio entre os chakras que há acima do coração e os três abaixo. Sentido predominante: o tacto. Órgão sensível, o Pé.
Abarca a espiritualidade correcta, as boas tendências, os níveis de santidade, o equilíbrio e a fragrância, e o amor.

5º - Chakra Viśudha. Laringe. Localiza-se na garganta, frente à tiróide. Elemento Ākāśa: o Som. Aspectos: conhecimento, o plano humano. A palavra correcta.
Está ligado aos planos da Consciência. Abarca o conhecimento, o caminho que conduz ao verdadeiro nascimento do homem ao estado divino. Encarna a Consciência Cósmica.

6º - Chakra Ājñā. Frontal. Plexo medular em ligação com a glândula pineal: centro dos olhos.
Elemento Mahā Tattva. Mahā Tattva, representa a Alma Universal, a Inteligência Divina. Reúne as qualidades mais puras dos outros elementos. Está ligado ao Som AUM, à glândula pineal que contém o líquido cérebro espinal.
Regula o equilíbrio. As três correntes de energia: Idā, Piṅgalā e Suṣumna reúnem-se neste chakra. Abarca o plano da devoção espiritual. O próprio ser se converte numa manifestação divina.

7º - Chakra Sahāsrara. Coronário, corresponde à parte superior do crânio: plexo cerebral. Sede da Consciência. Elemento Luz. Reúne todos os elementos em sua essência pura. É Luz – o ser se ilumina como um sol. Ser perfeito.
A coluna dorsal – o princípio da coluna está ligada ao centro sexual e o final ao topo da cabeça, o 7º Chakra, o Sahāsrara. Depende da forma como orientamos a vida, a nossa energia, se para baixo para a terra ligada ao Mūladhāra, ou em direcção ao Cosmos: ao subir, fluirá em direcção ao interior de nós mesmos e à Mente Divina, ou Existência Absoluta.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®