Nutrição
Cozinha para Crianças

de Ana Isabel Marques

em 07 Ago 2006

(...anterior) Depois destape o tacho, e se ainda houver muito líquido deixar ferver sem tampa até evaporar todo o líquido.
No final verifique os temperos e junte um pouco de shoyu se for necessário ou um pouco de malte e vinagre de arroz. Também pode usar miso de cevada, shoyu ou ainda sal. Para as crianças pequenas pode juntar um pouco de malte pois isso faz com que fiquem mais calmas.
Pudim de pêras
O pudim de pêra é muito bom para crianças podendo fazê-lo com pêras ou maçãs raladas, juntando depois um pouco de sêmola de trigo.
Para cerca de 1,5 kg de pêras, usar cerca de 1,5 chávena de sêmola de trigo, uma pitada de sal e uma chávena de sultanas. Envolver tudo com a colher de pau e colocar num tabuleiro de ir ao forno, calcando bem no fundo para fazer uma placa.

À parte cozinhar um pouco de alga ágar-ágar com um pouco de água e malte, depois juntar sumo de pêra natural ou sumo de maçã em vez de água. Para cerca de 1 litro de líquido juntar cerca de 4 colheres de sopa de alga ágar-ágar. Deixar cozinhar até que se forme uma espuma branca, isto é cerca de 10 minutos, depois assim que estiver cozinhado deitar por cima da massa de sêmola de tribo e pêras que estão no tabuleiro. Levar a forno médio durante uns 45 minutos.
Gomásio
O gomásio é um tempero bastante bom para as crianças. No entanto é bom fazê-lo menos salgado que para os adultos. Normalmente o gomásio para a criança faz-se com 20 partes de sementes de sésamo para 1 parte de sal. Para os adultos pode fazer com 15 ou 16 partes de sementes de sésamo para 1 parte de sal.
Tostar as sementes de sésamo numa frigideira sem líquido nenhum, e assim que começarem a soltar um aroma forte e a estalarem, retirá-las do lume. Depois tostar o sal da mesma forma, sem líquido nenhum, e deixar estalar bastante. Depois moer no suribashi o sal até que fique em pó e juntar as sementes de sésamo tostadas e moer ligeiramente, misturando tem com o sal.
Não se esqueça que sal a mais na alimentação das crianças não é muito recomendado pois isso faz com que se tornem muito irritadas e nervosas. Os excessos no campo dos temperos não são por isso muito recomendados.

Pão no vapor
O pão integral é geralmente bastante rijo e bastante forte, para crianças, e em especial se forem crianças pequenas é bom torná-lo um pouco mais suave. Assim pode aquecer pão no vapor, já fatiado, de forque que fique quente e mole e mais fácil de comer. É uma das formas melhores de se comer o pão.
Depois pode barrar o pão com um pouco de manteiga de amendoim, de amêndoa ou tahin, fazendo uma pasta com um pouco de ameixa umeboshi e um pouco de malte de cevada. Usar vários de tipos de pastas para barrar no pão nos pequenos almoços.