Nutrição
Cozinha para Crianças 2ª Parte

de Ana Isabel Marques

em 07 Set 2006

(...anterior) O millet quando é cozinhado na pressão leva cerca de 25 minutos para cozinhar, no entanto é uma forma de cozinhar muito yang e por isso é melhor usá-la durante o tempo frio.
Quando se cozinha o millet, pode-se pensar em cozinhá-lo para os adultos e para as crianças de formas diferentes. Portanto se tem crianças pequenas em casa é bom cozinhá-lo em panelas separadas.
Para os adultos pode usar 1 medida de millet para 1 ½ de água quando se cozinha na pressão, no entanto se for cozinhado na panela são necessárias 3 medidas de água.
Para as crianças, 1 medida de millet deve cozinhar em 4 medidas de água para crianças dos 2 aos 4 anos de idade. É bom respeitar estas proporções, pois o millet com menos água fica mais yang e mais rijo, o que pode torná-lo difícil de digerir, e também tornar as crianças muito mais irritadas.
Cozinhar na pressão é um bom processo para se usar no inverno, no entanto pode também cozinhá-lo na panela. Durante o inverno pode cozinhar o millet durante menos tempo, ficando mais yang, ou seja, durante cerca de 20 a 25 minutos. Durante o verão pode deixar cozinhar durante 25 a 30 minutos para que fique mais cremoso. Também pode usar a água de escaldar vegetais para cozinhar o millet, o que o torna muito mais saboroso.

Vegetais

Os vegetais para as crianças, constituem muitas vezes um problema para os pais, pois muitas vezes são muito renitentes em comê-los. Isso obriga a que a mãe (§), ou a pessoa que cozinha, tenha uma grande imaginação, arranjando processos e formas aliciantes para que as crianças os consumam. Este é um factor bastante importante na alimentação infantil, pois geralmente a criança que consome bastantes vegetais de folha verde não tem tanta apetência por alimentos doce e por açúcares de forma geral.

Grão ou feijão azuki

O grão e o feijão azuki são alimentos bastante importantes na dieta alimentar da criança, no entanto deverão sempre ser cozinhados com uma tira bastante larga de alga kumbu para que fiquem bastante macios. Podem ser cozinhados na pressão durante 20 a 25 minutos, ou na panela, durante mais tempo, pelo menos até que fiquem bem macios.
Num tacho com um pouco de óleo, saltear pedaços médios de abóbora, cebola e seitan, durante uns 5 a 10 minutos. Depois junta-se o feijão ou o grão e a tira de alga kumbu e deixa-se apurar durante uns minutos. Depois coloca-se na pressão ou deixa-se cozinhar na panela durante o tempo necessário, e só no final, quando estiver bastante macio se junta o sal para não encruar.
Quando cozinha grão é bom que este seja demolhado de um dia para o outro e quando o cozinha pode juntar uma pitada de sal muito ligeira, no entanto não se esqueça que não pode fazer o mesmo com o feijão pois este já não conseguiria cozinhar completamente ficando sempre demasiado rijo. Pode ainda engrossar a água do grão ou do feijão com um pouco de kuzu, pois esta água de feijão ou de grão é especialmente boa para crianças pequenas. Quando estiver cozinhado pode temperar com um pouco de sal ou de shoyu.

Alho francês

O alho francês é um alimento com uma energia muito ascendente. É especialmente bom para se usar na primavera ou quando, no inverno, o tempo começa a aquecer. Pode escaldar o alho francês picadinho muito fino ou então em rodelas finas, e deixar ficar 1 a 2 minutos, depois retira-se da panela, junta-se sementes de sésamo tostadas de vinagre de ameixa para temperar, mexer tudo muito bem e servir logo.
Em vez de sementes de sésamo tostadas também pode usar sementes de girassol tostadas. Pode tostá-las numa frigideira sem óleo ou água alguma e deixar tostar até que desprendam um aroma forte.

Molho de tofu

O molho de tofu é bastante aliciante, pois pode usar vários tipos de temperos mudando a sua cor consoante o gosto de cada um.
Primeiro cozinha-se o tofu em água a ferver com uma pitada de sal. Quando se coloca o tofu na panela este vai ao fundo, quando estiver cozinhado deve vir à superfície e ficar a boiar.