Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Nutrição
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Cozinha para Crianças 2ª Parte

de Ana Isabel Marques

em 07 Set 2006

  (...anterior) Desfazer o tofu num pouco de vinagre de ameixa e bater muito bem até obter um creme. Se o creme ficar demasiado espesso junto um pouco de água e um pouco mais de vinagre, no entanto tenha cuidado para que o molho não fique demasiado salgado. O tofu é muito yin e o vinagre também, por isso deverá ter cuidado em usá-los conjuntamente.

Molho de sementes

Os molhos de sementes são geralmente muito aliciantes na dieta infantil. Normalmente elas gostam bastante deste tipo de alimentos. Pode usar sementes de abóbora ou de girassol, depois pode tostá-las numa frigideira sem gordura alguma. Juntar depois umas gotas de shoyu, vinagre de ameixa ou mesmo ameixa umeboshi até que as sementes absorvam todo o líquido. Apagar o lume e servir.

Tempeh

O tempeh é uma proteína à base de feijão de soja branco. Não se esqueça que tem um sabor bastante intenso e que nem todas as crianças podem apreciá-lo da mesma forma.
O tempeh deverá ser cozinhado em água com umas gotas de shoyu e uma tira de alga kumbu, tal como faz para cozinhar o feijão ou um cereal mais yang. Deixar cozinhar durante 45 minutos aproximadamente. É um alimento muito bom para as crianças.
Também pode fritar o tempeh, e geralmente assim leva menos tempo para cozinhar. Colocar um pouco de óleo numa frigideira e deixar fritar o tempeh cortado em pedaços pequenos, em tiras ou cortado numa forma que lhe agradar mais. Como é um alimento bastante yang, pode temperá-lo com um dente de alho antes de o fritar ou antes de o cozinhar, para lhe dar um gosto mais agradável.

Doces de fruta

Quase todas as crianças adoram sobremesas, e elas necessitam de alimentos yin para se desenvolverem bem. Por isso doces de fruta de boa qualidade são óptimos para que não tenham apetência por outro tipo de açúcares. Estes doces são feitos a partir de fruta cozinhada com malte que depois se engrossa com kuzu.
Se usar pêssegos pode cozinhá-los com uma pitada de sal e quase sem água. No final engrossar o puré com um pouco de kuzu desfeito em água fria e deixar cozinhar até que fique transparente. Depois pode colocar o doce em boiões, fechá-los com tampas e esterilizar numa panela, cobrindo os boiões com água e deixar ferver, depois deixar a água borbulhar durante alguns minutos até que o ar saia completamente dos frascos. Depois retirar os boiões da panela deixar arrefecer e guardá-los.
Não se esqueça que a fruta deve ser adoçada com malte, uma boa quantidade, a gosto, antes de engrossar com o kuzu. Se o doce for para adultos poderá usar outro tipo de doces naturais, no entanto para crianças o malte é sempre o mais adequado.

Mousse de amêndoa

As mousses são também uma sobremesas muito apreciada pelas crianças. Pode fazê-las de várias formas a partir de sumos naturais à sua escolha misturados com outros elementos.
Pode usar por exemplo sumo de maçã que se coloca numa panela, junta-se a alga ágar-ágar deixando ferver durante 10 a 15 minutos até que forme uma espuma branca, depois juntar o malte, e o «germalte» (opcional) e a manteiga de amêndoa. Bater tudo muito bem com a varinha até formar um creme. Pode servir em taças individuais decoradas com um pouco de amêndoa ralada.

Esterilização

A esterilização é um processo bastante simples e bastante seguro de conservar alimentos. É especialmente bom par guardar picles ou compotas em boiões hermeticamente fechados. Colocam-se os boiões no fundo de uma panela grande, cobrem-se com água e deixa-se que a água levante fervura e coloca-se o bico de gás no mínimo, depois coloca-se por baixo da panela a placa difusora e deixa-se que a água borbulhe durante cerca de uns 20 minutos para ter a certeza que saiu todo o ar de dentro dos frascos. Depois retirar os frascos da panela, deixar arrefecer e guardá-los.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®