Biografias
Khajuraho

de Rohini Sharma

em 09 Out 2006

(...anterior) Espantosamente, todos os templos foram completados durante um curto prazo de tempo, de cem anos, a partir de 950 d.C até 1050 d.C.
Se os templos de Khajuraho têm um tema, então podemos dizer que é a mulher. A celebração da essência da mulher e as imensas facetas e temperamentos – escrevendo cartas, pintando os olhos, escovando o cabelo, dançando alegremente ou apenas brincando com o seu filho. A mulher: voluptuosa, sensual, sedutora e ao mesmo tempo desarmadamente inocente.

Esses templos possuem um distinto carácter arquitectural, diferente de qualquer outro grupo de templos em outra parte do país. Em vez de permanecerem dentro das paredes, cada templo foi erguido num elevado e sólido terraço de pedra sobre o qual foram construídas as paredes dos compartimentos interiores. Eles têm também janelas com Canopos e varandas para permitir que o ar e a luz penetrem no interior. Embora, nenhum dos templos seja muito grande, eles são ainda construções majestosas por causa das suas proporções elegantes e graciosas e rica escultura da superfície.
Os antigos templos de Khajuraho foram construídos com granito rafeiro. Mas, os mais famosos – incluindo os monumentos do Património Mundial conhecidos como templos do Grupo Ocidental – foram na maioria construídos com pedra de grão fino de cor vermelha e amarelo pálido da pedraria de Panna, situada em local próximo. Os templos pertencem a diferentes seitas religiosas como Shaiva, Vaishnava e Jaina e marcam o apogeu do indiano do norte ou estilo Nagara da arquitectura do templo.

O Kandariya Mahādeva é o chefe do templo Śiva no grupo ocidental; o templo de Lakṣhamaṇa é Vaishnava – também do grupo ocidental, ao passo que Pārśvanātha é o Maior templo jainista do grupo de leste.
Os templos são majestosos com muito espaço entre eles para caminhar. Os quartos interiores estão interligados e colocados na linha leste-oeste. Cada um tem uma entrada, uma sala, um vestíbulo e um santuário. Foram adicionadas janelas grandes aos templos para oferecer senso de espaço e iluminação.
As aberturas, com arcos extremamente trabalhados, estão voltadas para o leste. Os tectos do interior foram esculpidos com flores e desenhos geométricos. Os telhados, uma série de picos gradualmente divididos parecidos em toda a probabilidade como uma cordilheira, representam a possibilidade de níveis elevados que a vida espiritual pode alcançar. Cenas eróticas prevalecem em todas as esculturas. Geralmente, as indulgências baixas aparecem em lugares mais baixos dos templos ao passo que as divindades aparecem perto do topo. A maioria das estátuas tem cerca de um metro de altura.

No grupo ocidental dos templos, o Kandariya Mahādeva é a espécie mais perfeita da arquitectura Chandela. Dedicados ao senhor Śiva, eles se elevam a uma altura de 31 metros. O santuário abriga o liṅgam, ao passo que o principal santuário foi enfeitado com esculturas e mostram vários deuses e deusas em detalhe elaborado. O arco da entrada, as grandes colunas e tectos foram decorados com esculturas eróticas.
Para além do arco de Kandariya Mahādeva encontram-se seis compartimentos interiores, o pórtico, sala principal, transepto, vestíbulo, santuário e ambulatório. Há 646 imagens nas paredes externas, cada um deles é um modelo perfeito de rara sofisticação. As paredes externas do transepto têm três painéis horizontais que apresentam as divindades do panteão hindu, e grupos de amantes, um desfile de sensualidade, que é vibrante e vivo.
Chausat Yogini é o templo sobrevivente mais antigo, em Khajuraho, e tem 64 celas que pertencem à deusa Kālī e aos seus 64 suportes Śaktīs. O agachamento, a forma maciça das imagens tem pouca decoração, mas está repleto de uma característica com um elemento de energia asperamente tirado das antigas esculturas de Khajuraho.