Nutrição

em 26 Out 2006

(...anterior)

Proteína
É também preciso pensar que o bebé necessita de proteína na sua alimentação, e a melhor proteína vegetal para o bebé é o feijão azuki. Para bebés pequeninos não colocar sal no feijão. Deixar que cozinhe bastante tempo ao lume e depois dar o caldo do feijão ou então triturar alguns feijões para fazer uma papa mais espessa. Quando muito poderá adoçar com um pouco de malte de cevada ou de mel de arroz, que são os sabores melhores para crianças muito pequenas.

Boulgur
O boulgur é uma versão processada do trigo, isto é o grão de trigo é quebrado. Pode-se cozinhar o boulgur com cenoura, cebola muito picadinha. Deve lavar-se a alga kumbu em água corrente, depois junta-se 1 chávena de arroz com 1 chávena de cenoura e cebola muito picadinhas, junta-se 1 chávena de água e deixa-se cozinhar em lume brando, depois de ferver, durante uns 30 minutos.

Mudança de alimentação
Quando o bebé deixa de tomar o leite da mãe (§) e para a substituir algumas refeições por papas, o melhor alimento é o arroz cremoso, 1 parte de arroz para 8 partes de água, adoçado com mel de arroz. Dar este tipo de creme de arroz durante uma 3 semanas até o bebé se adaptar à nova forma do alimento.

Couscous
O couscous é também um sucedâneo do trigo, ou seja, sêmola de trigo. Pode ser cozinhado de diversas formas. Pode juntar à água alho francês, pedacinhos de abóbora e um pouco de alga aramé, tudo muito picadinho, deixar cozinhar com a água do couscous, e depois juntar o cereal e apagar o lume. Não se esqueça que o couscous para crianças deverá levar uma percentagem maior de água que para o adulto. Verificar isso nas refeitas anteriores.

Arroz com arroz glutinoso
Um creme de arroz feito com arroz comum e arroz glutinoso (partido como foi indicado acima), normalmente coloca-se uma percentagem maior de arroz comum que de arroz glutinoso (1 medida). Junta-se depois mel de arroz e 4 ou 5 medidas de água e deixa-se cozinhar na pressão durante cerca de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Depois apaga-se o lume e retira-se e deixa-se arrefecer, depois retira-se da pressão, para que o alimento não sofra choques.

Papa do bebé
A papa do bebé é sempre uma novidade, tanto para o bebé como para a mãe. Pode passar a papa pelo passe-vite, juntando aos poucos chá de 3 anos para ficar mais cremosa.

Verduras
Os legumes verdes escaldados são muito importantes na dieta alimentar da criança, por isso deve ser escaldados e picados muito fininho para que o bebé os possa comer. Juntam-se depois ao cereal que pode ser millet, cozinhado com bastante água. Com o millet também pode usar couve-flor, cebola ou agrião pois são boas combinações alimentares.

Bebida de amazaké
A bebida de amazaké pode ser dada ao bebé a partir dos 7 ou 8 meses de idade, no entanto tenha cuidado pois o amazaké é já bastante doce, e por isso não deverá usar muito adoçante.

Irritação
As crianças todas, enquanto pequenas, têm fases em que estão mais irritadas e outras em que estão mais calmas. Quando estão mais irritadas é bom verificar a dieta da criança para ver se não se está a usar sal a mais. Enquanto isso pode sempre dar um banho morno antes de dormir para acalmar os ânimos de sua excelência o bebé.

Amazaké
O amazaké é um fermentado feito a partir do arroz, feito a partir do arroz glutinoso. Não se esqueça que quando se faz amazaké para o bebé não se deve usar sal nenhum, depois passa-se pelo passe-vite com chá de 3 anos para que fique bem cremoso.

Esterilização
O amazaké, como fermentado, pode sempre ser guardado em frascos esterilizados como faz com os picles ou com os doces. Pode usar o mesmo processo que já foi descrito atrás.

Leite
Quando a mãe fica sem leite muito cedo, e é necessário substituir o leite na alimentação do bebé ainda muito pequenino, o melhor substituto para o leite materno é sem dúvida o leite de cereais, leite de arroz ou leite de arroz glutinoso são os melhores.