Cozinha para bébés

de Ana Isabel Marques

em 26 Out 2006

(...anterior)
Para se fazer o leite de arroz deve-se usar 1 medida de arroz normal, ½ medida de arroz glutinoso, ¼ de medida de feijão azuki e 1/8 de medida de sementes de sésamo, depois junta-se 1 tira de alga kumbu lavada em água corrente para retirar todo o excesso de sal. Depois juntam-se 8 a 10 medidas de água.
Este leite deverá ser feito na panela de pressão, levando cerca de 1 hora e 30 minutos a cozinhar. Se usar uma panela normal leva cerca de 2 horas.
No entanto não deverá conservar este leite no frigorífico mais do que 2 dias. Não se esqueça que o para colocar os leite na mamadeira deverá coar todo o cereal e deixar apenas o líquido.

Arroz com cevada
O arroz com cevada ou com aveia é também muito bom para as crianças porque aquece bastante. A aveia é especialmente boa para o bebé aumentar de peso.

Sopa de abóbora
Quando o bebé começa a comer sopas, é necessário variar bastante os sabores. Pode fazer sopa de abóbora acaido ou de abóbora cabacinha (estes dois tipos de abóbora são reconhecidos pela sua forma, o primeiro tipo é uma abóbora grande e pesada, enquanto o segundo tipo é pequeno e do tamanho de uma cabaça).
A sopa faz-se com cebola, alga wakamé que se deixam cozinhar muito bem. Quando estes legumes estiverem bem cozinhados passar a sopa para ficar um puré ralo. Depois junta-se a abóbora picadinha muito fino. Deixa-se cozinhar, e no fim passa-se novamente a sopa para obter um puré macio.

Sopa de cenoura
A sopa de cenoura é feita como a sopa de abóbora. Junta-se a cenoura e o alho francês que se deixam cozinhar até que fiquem bem macios. Depois junta-se o agrião. Se o bebé for muito pequeno, o melhor é passar a sopa. Se as crianças forem já maiores, pode deixar os pedaços de folha de agrião inteiros na sopa.

Sopa de brócolos
A sopa de brócolos é muito boa para crianças. A sopa é basicamente feita da mesma forma. Junta-se à água da sopa os brócolos, a abóbora e o nabo que se deixam cozinhar muito bem até ficarem bem macios. Depois pode passar a sopa, não se esqueça que os bebés não gostam muito de sal, e por isso se usar sal deverá usar muito pouco. A sopa deve ficar muito macia.
A esta sopa pode juntar grão, feijão azuki, tofu, seitan, lentilhas, etc. Não se esqueça que o grão e o feijão deverão ser em muito pouca quantidade, apenas alguns grãos. É bom alternar estes ingredientes para variar bastante os sabores de forma que o bebé não fique enjoado de um só sabor.

Fruta
A fruta deve ser usada com muito cuidado. No entanto se a criança anda muito irritada é bom dar um puré de maçã cozida com um pouco de kuzu, no final juntar um pouco de água. A maçã deverá ficar cremosa e agradável. Não se esqueça que se a criança começar a comer fruta em demasia começa a ficar com o rabinho assado, o que faz com que fiquem muito irritadas.