Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Curso de Meditação - 7ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

  (...anterior) Grandes sábios da Índia, como Patañjali, Śaṅkara, Rāmānuja (§), incluindo o Buddha (§) aconselharam praticar a Meditação como forma de encontrar resposta ao próprio sofrimento, e a ter a plena atenção, para evitar a entrada de emoções e sentimentos desarmoniosos.
Consequentemente, a plena atenção vai descartando as aflições, limpando o subconsciente e a mente de obstáculos inúteis, e Puruṣa, ou o Ātman na terminologia filosófica do Vedānta, pode expressar-se em pleno e o coração começa a irradiar a sua natureza que é o amor, e é este o caminho para o Samādhi, a expansão do amor em si mesmo.
Puruṣa é passivo; a omnipotência e a beatitude são a própria natureza do Ser -Espírito, contudo, quando está em ligação com a matéria esta obscurece e perturba o seu estado.
Quando a evolução espiritual permite entrar em Samādhi passa-se a viver em Espírito, em plenitude, ou seja, vive-se na Essência; supera-se a matéria, porque Puruṣa o Espírito pode manifestar-se cada vez mais, e este é o verdadeiro Ser.
A matéria, Prakṛtī, é caótica, impregnada de movimento; a mestria do Espírito, Puruṣa, que é afinal o Ser, está em dominar a matéria, apaziguá-la, mas ao mesmo tempo gastar a energia de desejo que trouxe ao descer à matéria.
Diz-se que Puruṣa é passivo, porque é a beatitude em si mesmo. Quando estamos neste estado, não há movimento nem pensamento. Quando no final de muitas encarnações e com o desejo pela acção extinto, retorna-se ao ponto de partida: não é possível reencarnar mais.
Dados importantes no caminho da Meditação são a sensibilidade, a percepção, e a intuição, que se desenvolve ante as mudanças internas; a remoção de obstáculos mentais e psíquicos, ultrapassados pelo estado consciente. Adquire-se a capacidade de identificar a percepção do momento, quer em Meditação, quer em alguma circunstância que se torna especial: um flash iluminativo, uma compreensão interior. Saber definir um momento, apanhar um obstáculo, encontrar uma virtude, inferir um alento, eis as consequências libertadoras da clareza mental.

Tempo de Meditação
Entrando novamente, na prática da Meditação, e devido ao exercício anterior da Concentração e da Meditação, se estabeleceu a corrente entre a mente e o coração, deve permanecer nesta prática por algum tempo, até se sentir estabilizado nos planos do Amor.
Uma das formas de ultrapassar o sofrimento é a Meditação no Amor – elevar-se aos Planos Superiores através da irradiação do Coração. Visualizar o Chakra Cardíaco, como o Sol que emana a Luz para todos os Seres, ajuda a desbloquear os conflitos internos, muitos deles originados na falta de perdão!
Nesta prática da Meditação, vai-se expandindo a Consciência e o Amor irradia do Coração para todos os seres...
Continue a praticar.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®