Nutrição Inteligente - 2ª Parte

de Alberto Chang

em 13 Nov 2006

(...anterior) Como a Spirulina, esta alga contém mais de 60% de proteínas completas, clorofila, Beta caroteno, complexo B (7 vezes mais de B12 que a Spirulina) e toda a gama de minerais.
• Germe de trigo
• Pólen- É uma fonte de vitalidade muito rica de vitaminas, ácidos aminados e proteínas pré-assimiladas. Pode se usar com outros adaptogênicos como regulador energético.

6. Utilize azeite de oliva e outros azeites vegetais a pressão fria e crus.
As gorduras, em várias formas, são outros dos factores nutricionais que o nosso organismo necessita para funcionar correctamente. Alguns deles, os ácidos gordos essenciais (Omega-3 e 6), produzem substâncias biológicas de capital importância, que sem elas o nosso organismo debilitaria. A Grosso modo, poderíamos classificar as gorduras em três tipos: saturados, mono-saturados e poli-insaturados.

Os saturados encontram-se maioritariamente em produtos animais como a manteiga de cerdo, derivados lácteos (queijo e manteiga), carne e em menor quantidade nos vegetais à excepção da manteiga de coco.
Os mono-saturados, encontram-se principalmente representados em azeite de oliva. O azeite tem que ser extraído a frio, só com processos mecânicos e nos refinados para ser denominado “Virgem”. Só assim podemos aproveitar os seus componentes medicinais, como o ácido oleico, vitamina E, Squalene, phytosterols, e caretenoidos, todos eles protectores de enfermidades cardiovasculares, e tumores.

Por último, os “Poli-insaturados”, são todos os óleos vegetais (em estado líquido a temperatura ambiente) provenientes do milho, girassol, colza, sésamo, soja e outros. Os “ácidos gordos essenciais” pertencem a este tipo de gordura. Na realidade, nem todos os poli-insaturados são essenciais. Alguns óleos vegetais podem sofrer alterações perigosas, sobre tudo quando estas são refinadas, processadas com calor ou utilizadas para frituras. Os ácidos grasos essenciais dividem-se por sua vez em dois grupos: O ácido linóleico (Omega-6), presentes principalmente nos óleos de girassol, milho, e soja. E no ácido alfa linolénico (Omega-3), que se encontra em maior proporção no óleo de linhaça e em menor proporção no óleo de soja, avelãs, nozes, e pevides de abóbora. O ácido alfa linolénico converte-se no nosso organismo em ácido eicosapentaenoico (EPA: encontra-se em boa quantidade nos peixes de água fria: salmão, atum, trutas, e cavala). E este ácido, por sua vez, se converte em uma importante hormona: “Prostaglandina E-3 “. Muitíssimos estudos hoje em dia demonstram que o consumo de estes peixes, reduzem significativamente o risco de enfermidades cardiovasculares. Por outra parte, Cis ácido linoleico transforma-se em ácido gama linolénico (se não encontra nenhum bloqueio na sua transformação); e este por sua vez em “Prostaglandina E-1”. Ácido Gama linolénico, encontra-se presente nos óleos extraídos de plantas como Borago officinalis e Primula veris.

A actividade biológica dos ácidos gordos essenciais é vastíssima; sem dúvida, alguns deles devem de ser mencionados:
a).- forma parte da membrana celular, contribuindo por sua fluidez e transportando oxigénio através das membranas. Assim como no crescimento e divisão celular.
b).- forma parte do tecido nervoso, afecta o desenvolvimento e função cerebral (incrementa a capacidade de aprendizagem).
c).- Modera as emoções, alivia as depressões e modera a hiperactividade infantil.
d).- As prostaglandina E-1 y E-3 são anti-inflamatórias, estimulantes do sistema imunitário (infecções), e modera os problemas auto-imunes (diabetes, artrites reumatóide)

6. Coma quando tiver fome e numa atmosfera relaxada.
O ruído ao qual estamos expostos quase todos no quotidiano, é um dos factores mais esgotantes e perturbadores do sistema nervoso.