Biografias
A Trindade na Arte Indiana

de Utpal K. Banerjee

em 27 Nov 2006

(...anterior) O Shaiva Āgams menciona como ele dançou em 108 formas, mas descreve apenas nove. A imagem de Natarāja encontra-se em grande quantidade no período Gupta em diante, artisticamente esculpido com beleza exótica e ternura sublime com um ritmo delicado dos membros, transformando a forma física numa elevação Cósmica através de Ānanda Taṇḍava, Gauri Taṇḍava, Sandya Taṇḍava, etc. Kalyāna-Sundarāmurti origina de Śiva Purāna e Padmā Purāṇa, representando a cerimónia de casamento de Śiva e Pārvatī. Essas esculturas foram feitas seguindo o Āgamas, com plasticidade e carinho. Uma está associada com Śiva, dando origem a imagens de aliṅgana (o abraço) do período Gupta, onde eles se encontram juntos na posição de dvibhanga (genuflectindo duas vezes) ou tribhanga (genuflectindo três vezes). Os ícones de Śiva mais inesquecíveis encontram-se nos templos de Brihadishvara e Gaṅgaikundacholapuram pertencentes ao período Chola e mais tarde no templo de Chidambaram de Natarāja, observado nas magníficas dobras interiores e exteriores.

As artes de apresentação na índia representam variadamente os símbolos com Śiva. Assim, Nandi (o touro) é o animal em nós, como o estado mais reduzido da alma. O controle de Tripura é a submissão de três estados da mente (Sattah, Rājah, Tamah) para alcançar o estado de Śiva. O Terceiro Olho é o olho de Gyan (conhecimento), aberto no sexto chakra, depois do qual não há retorno para a vida material.

Na música, os cem versos de Shivānanda Lahari escritos por Shankarāchārya estimulam Śiva a matar os cinco animais da mente. Vyagrapada e Patañjali tinham visto Śiva dançando no olho da sua mente, na forma de Nadanta Taṇḍava, com Nandi sobre Madalam, Nārada sobre Veena e todas os Ganas dançando em redor. O Ānanda Taṇḍava é outro favorito universal. Śiva Kriti apresentado por Purandāra Dāsa e Śiva Pārvatī Stuti são muito populares nas danças Bhāratanātyam, Kathak, Kuchipudi e Manipuri.

Porém, enquanto os ícones separados da Trindade podiam reflectir a visão sectorial, o espírito de reconciliação e uma nova aproximação entre grupos divergentes criou muitas imagens sincréticas. Sahasraliṅga de Jhansi (século X), por exemplo, é singular pelas figuras de Gaṇeśa dançando, Brahma montado sobre um cisne e Surya saindo da flor de lótus, além de Bhudevi-Mahesveta e Pārvatī. A forma Ardhanarīshvara – que representa Śiva na metade à direita de Pārvatī, de acordo com os Āgamas – significa a união das energias femininas com as masculinas. A imagem vai do período Kushana até ao tempo medieval, tornando-se esbelto e delicado e com muitas representações maravilhosas na dança. Imagens de Hari-Hāra-Pitamaha, uma combinação legendária da Trindade, demonstra-os de pé juntos na posição de Samabhanga (também dispostos). Finalmente, Hari-Hāra-Hiranyagarbha (século X) simboliza os ícones de Brahma, Viṣṇu e Śiva, em raras composições iconográficas. Os filósofos liberais entre vários grupos observaram seus respectivos deuses como formas diferentes de uma Alma Suprema.