Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Curso de Meditação - 8ª Lição

de Maria Ferreira da Silva

em 25 Mar 2020

  (...anterior) Mandala - Kalachakra

Era por isso que Rāmana (§) Maharśi, um mestre vedantino, indiano do século passado, perguntava, “onde está o Eu”?
Esta era a pergunta de base do seu ensinamento. Esse Eu, é o Eu, Ser, Espírito. Contudo, ninguém de forma mental consegue identificá-lo; é necessário realizá-lo.
É em Śaṅkara, o mestre que formalizou o Advaita Vedānta na Índia, que encontramos mais valorizada a máxima: “Eu Sou Brahman”, “Aham Brahmāsmi” ou “Tu és Aquilo”, “Tat tvam asi”.
Para os ignorantes, pressupõe a ideia que basta apenas essa identificação do ser com Deus de forma mental, quando na realidade, para se chegar a tal ponto de consciência, à união com a Mente Divina, foi necessário, ou é, percorrer uma via de purificação, de certa disciplina, enfim ter feito certa evolução espiritual, quer nesta vida, quer nas anteriores, que permita tal consciência. Nos ensinamentos de Jesus também se encontra a frase: “Eu e o Pai somos Um”.

Muitos dizem estar com Deus, falar com Deus, mas há tantos graus de integração em Deus, quantos os estados de consciência dos seres. O ponto de união com Deus, tanto depende da força interior de cada um, como em realizar que está n´Ele. Há um ponto em que O conhecemos com a nossa inteligência, onde nos reconhecemos e acreditamos que Ele existe pelo conhecimento directo, de mente a Mente, de coração a Coração, e só nessa identificação podemos dizer que conhecemos Deus; até lá esse conhecimento é de forma vaga, inconsciente ou apenas mental!

Tempo de Meditação

As práticas de Concentração e de Meditação das lições anteriores e que resultaram naturalmente, num maior despojamento de si e ao desprendimento das coisas inúteis, pode tomar consciência da sua própria evolução, através das transformações que se operaram interior e exteriormente.
Agora, no seu ambiente de recolhimento, com a mente estabilizada e o coração puro, e após algum tempo de Meditação eleve a sua mente à Mente Divina.
Com esta prática vai-se integrando com Consciência na Inteligência Divina e novos horizontes despontarão...
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®