Sagrados

em 07 Dez 2006

(...anterior)
XLIV
Curvo-me reverente perante Vós; prosterno-me humildemente para a Vossa graça; Senhor Venerável, sede indulgente para comigo, como um pai para com o seu filho, um amigo para com o seu amigo, ou um amante para com a sua amada.
XLV
Rejubilo-me de ter visto a maravilha sublime; mas, o pavor que se tinha apoderado de mim não passou ainda. Imploro a Vossa graça para eu poder tornar a ver a Vossa forma primitiva.
XLVI
Desejo-Vos ver na vossa forma humana, com a coroa, o disco e a maçã. Oh Infinito, absorvei esses miríades de braços, deixando, somente, os quatro usuais!
XLVII
Śri Kṛṣṇa: - Por graça, e pelo poder maravilhoso, apresentei-te a Minha forma suprema, da potencialidade extrema, infinita, original, universal, que ninguém, exceptuando tu, jamais viu.
XLVIII
Só tu, oh Arjuna, tiveste a sorte de observar essa Minha forma, entre os mortais. Nem pelo estudo dos Vedas e pelos sacrifícios, nem pelas grandes oferendas, nem pelo ritual grandioso das cerimónias, nem pelas austeridades severas, se consegue vê-la.
XLIX
Não te inquietes com essa visão terrível da Minha forma nem te deixes comover nem desfalecer. Larga o medo e vai tu ver, com alegria, esta Minha forma.
L
Sanjaia: - Śri Kṛṣṇa, o Supremo, falando assim a Arjuna, manifestou-se de novo na sua forma afável habitual, e deste modo consolou-o.
LI
Arjuna: - Vendo-Vos, agora, na Vossa doce forma humana, oh Śri Kṛṣṇa, já me sinto tranquilo e regressei ao meu estado habitual.
LII
Śri Kṛṣṇa: - A forma suprema que tu acabaste de contemplar é a que os próprios deuses aspiram ver sempre.
LIII
Nem o estudo dos Vedas, nem a caridade, nem os sacrifícios, nem as austeridades permitirão alcançá-la.
LIV
Só com a devoção intensa, oh Arjuna, é possível vê-la, conhecê-la e penetrar na essência desta Minha forma.
LV
E, oh Arjuna, aquele que se considera a si como instrumento Meu, em todas as acções aceita-Me como Supremo e me ama com o amor sublime, desprendido de todas as coisas deste mundo e sem inimizades para com nenhuma criatura, esse atinge-Me.