Os Cereais

de Ana Sofia de Carvalho

em 07 Abr 2019

(...anterior)
O ‘Muesli’ que se come juntamente com sumos de fruta, leite, yogurte, compõem-se de:

- Grãos de cereais esmagados e postos de molho na noite anterior (na sua versão original) ou flocos (versão moderna).
- Frutos secos (nozes, amêndoas, etc.)
- Fruta passada (ameixas, tâmaras, etc.) e fruta fresca.

É importante buscar que os flocos de cereais sejam integrais, dado que o seu teor em nutrientes é superior aos flocos processados ‘corn flakes’, que são fabricados não a partir do grão mas a partir da massa da sua farinha mais ou menos refinada e normalmente levam aditivos como sal, açucar, malte e diversos extractos para lhes acrescentar sabor, além disso, são enriquecidos com vitaminas e minerais, para compensar as perdas, o que equilibrará apenas a nível parcial e não total.

As Farinhas e as Massas

É importante ter em conta que o Pão mesmo sendo integral, apresenta certas carências nutritivas:

- A sua proteína é pobre em Lisina

- É relativamente pobre em cálcio (especialmente o pão branco)

- Não contém provitamina A nem vitamina C.

As massas alimentícias são mais facilmente digeríveis e melhor toleradas por estômagos delicados do que o pão em geral.

Tanto as massas como o pão devem ser de preferência integrais, pois se são refinados ficam desprovidos da maior parte do gérmen e farelo, o que os torna em alimento pobre em fibras, vitaminas do grupo B e minerais. Consumi-los com vegetais ajuda a equilibrar estas carências.
Também enriquecer com levedura de cerveja ou de tórula e/ou gérmen de trigo é uma boa opção pois, estes produtos já são ricos em vitaminas, minerais e oligoelementos.

O consumo de Pão e massas, mesmo que integral, pode agravar determinadas afecções e é importante levar isso em conta. É recomendável ter moderação ou evitá-los quando se sofre de:

Transtornos digestivos, em cujo caso o pão torrado é mais fácilmente tolerado:
- Acidez de estômago
- Gastrenterite e colite agudas
- Flatulências (excesso de gases intestinais)
- Acidificação do organismo, pois estes alimentos produzem uma acidificação do sangue e do meio interno (tecidos).
- Celiaquia por intolerância ao glúten.

Tanto o Pão como as massas e bolos de pastelaria produzem saciedade, é necessário que se tenha em conta o seu consumo para que não se verifiquem carências alimentares, pois poderão tirar o lugar a outros alimentos que fornecerão ao organismo o que neles está em falta.

Copyright © 2004-2019, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.