Os Germinados

de Vasco Gonçalves

em 25 Jan 2007

(...anterior) Cerca de 90% das gorduras do gergelim são insaturadas e com a germinação tornam-se mais solúveis.

Grão de bico
(10h) (0,5mm) (2-4dias)
Torna-se amargo se ficar muito comprido.
Altamente nutritivos pela sua riqueza em proteínas e carbohidratos. Contem vit. A, C, aminoácidos, fibra e minerais (cálcio, magnésio e potássio). Normaliza a menstruação.
Pode-se fazer húmus com ele, usar na salada ou na caçarola. Note-se que pela sua elevada concentração em fasina (substancia levemente tóxica que é destruída pelo calor) alguns autores afirmam que devem ser pelo menos ligeiramente escaldados antes de consumidos.

Lentilha
(12h) (0,5-1cm) (3dias)
Contém vitamina B12 que aumenta em concentração aquando da germinação assim como a sua grande quantidade de vit. C.
Revigora e regenera todo o organismo sendo um bom alimento para anémicos, fortalecendo o sangue e o sistema nervoso, pois é rica em fósforo e em ferro.

Linhaça
(4h) (4mm) (2dias)
A linhaça contém muito cálcio. Tem acção antiinflamatória, vitamizante e cicatrizante. Muito aconselhada como suplemento matinal para a prisão de ventre.

Milho-painço
(8h) (2mm) (3dias)
O painço possui grande concentração de flúor (que se torna mais assimilável pelo organismo aquando da germinação) o que fortalece a pele, o cabelo e as unhas. É diurético, útil nas inflamações dos rins e da bexiga.
O germinado de painço é altamente eficaz nas doenças de pele em geral.

Mostarda
(6h) (3-4cm) (2dias)
O sabor picante da mostarda é alterado com a germinação. Cura distúrbios intestinais e estimula os órgãos de eliminação (rins, pulmões, fígado e intestino). Estimula a digestão, purifica, fortalece, cura, regenera e desinfecta o organismo. Rica em minerais, vit .A e C, e clorofila. Os seus rebentos são muito bons em saladas e sopas (mesmo adicionados crus após a cozedura).
É aconselhável germiná-la em frasco de vidro misturada com outras sementes. Quando sozinha é aconselhável usar o método do guardanapo humedecido.

Quinoa
(8h) (0,5-1cm) (1dia)
Pode ser usado em vez de arroz. Tem um leve sabor anozicado. Rica em vit. B, E e ácidos gordos essenciais.

Rúcula
(6h) (3-4cm) (7dias)
A rúcula é muito rica em vit. A e C. A colheita faz-se cortando as plantinhas pela base. Possui sabor picante (muito boa para saladas, molhos, etc.). Exerce acção especial sobre os intestinos. O seu sumo combinado com o do agrião promove uma verdadeira desintoxicação do organismo. Pelo sabor forte que possui pode-se acrescentar sumo de cenoura ou de laranja. Estimula as funções orgânicas. Favorece a diurese.

Semente de cânhamo
(12-24h) (0-1cm) (1-3dias)
Moldam-se facilmente pelo que se podem molhar frequentemente. Alimento completo altamente rico em ácidos gordos e Omega 6.
Pode ser usado em saladas, no processamento de leite, pães, etc..

Semente de girassol
(8h) (0-0,5cm) (1-2dias)
Nenhuma planta contém tanto ferro como o girassol. Contém muitas vitaminas e oligoelementos (como o cálcio, o fósforo, o ferro e o potássio) que se tornam mais assimiláveis com a germinação, (as suas proteínas (30%) metamorfoseiam-se em todos os aminoácidos essenciais). As suas vitaminas do complexo B (incluindo a B15), Vit. E, F, K e D aumentam consideravelmente na germinação sendo esta última rara nas plantas.
Não deixar germinar por mais de dois dias caso contrário tornam-se amargos e/ou estragam-se.

Sésamo
(8h) (0cm) (1-2dias)
Torna-se amargo se deixado muito tempo. Contem cálcio, magnésio, fósforo, vit. B. E e ácidos gordos essenciais.

Soja
(12h) (1cm) (3dias)
Tem todos os aminoácidos essenciais (e o dobro das proteínas da carne). Pelo grande teor de vit. B12 que possui supre a carência desse elemento em regimes vegetarianos estritos. Também rica em tiamina, folatos, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e cobre.