Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Impacto do Islamismo na Índia

de Utpal K. Banerjee

em 23 Fev 2007

  (...anterior) A influência islâmica foi oferecendo, no decorrer do tempo, grandes presentes à Índia: o palácio real em Fatehpur Sikri, com o seu portão majestoso – Buland Darwaja; estruturas dentro do Castelo de Agra e, certamente, o Taj Mahal. Sob a influência ecléctica de Akbar, poucos dos seus nobres construíram templos hindus em Vrindavan em estilo arquitectónico singular que também é conhecido por estilo indo-islâmico.

A tradição caligráfica islâmica é muito bem ilustrada nos escritos Quranicos do Taj pelo celebrado artista Amanat Khan. Da caligrafia das mesquitas e cópias iluminadas do Corão (§), pode-se identificar o nome de Deus, do Profeta e as palavras chaves de abertura do suras, e respectivamente da escrita sendo Kufic ou Nasta’aliq. Khushnaveesi (linda caligrafia) mas elevada para uma arte visual para satisfazer as necessidades religiosas e estéticas. Com toques para cima e curvas totais, ele substituiu imagens figurativas de acordo com as doutrinas islâmicas. Continuando a tradição desses antepassados Timurid que enfeitaram as cidades da Ásia Central de Bukhara, Samarkhand e Oxus, Akbar usou escultores hindus para embelezar a cidade de Fatehpur Sikri. As esculturas de Buland Darwaza, Diwan-e-Khas, Panch Mahal e o dargah (túmulo) de Salim Chisti são alguns exemplos em Sikri. As pinturas de murais no Palácio de Akbar foram talvez feitos por artistas hindus, mas foi Abdus Samad, o famoso "mestre de cunhagem” de Akbar , que produziu moedas de ouro com uma imagem de Rama e Sita, sentados entre cisnes e flores. Akbar seguiu o estilo de retrato do primeiro século dos Kushans para iluminar as traduções persas islâmicas da epopeia Rāmāyana e Mahābhārata (chamada Razmnamah - os Anais de Guerra). Outros manuscritos ilustrados constituíam traduções de Atharvaveda. Vedānta, Yoga (§) Shashtra, Harivamsa. Kuthasarítsagar, Simhasana Batrísi, Yogvashista, Nal Damayanti e o tratado matemático de Leelavati. A pintura, decoração e caligrafia juntaram-se para decorar esses manuscritos. A maioria deles foi produzida no "estúdio colectivo": o artista principal fazia o esboço e os artistas assistentes misturavam cores, o terceiro fazia caras, o vasilgar encardenava os livros, o nakshanavis trabalhava com as bordas e, finalmente, o khushnavis faziam a caligrafia.
O AkbarNama de Abdul Fazl - contando os sucessos e fracassos do imperador, sonhos e idiocracias, pompa e grandeza, conspirações e excursões, e muito mais - possui 109 dessas iluminações, dos quais 98 são trabalhos colaborativos! Hamzanamah, aventuras do tio do Profeta, possui 1400 pinturas, feitas por Mir Said Ali e Abdus Samad.

O impacto da civilização islâmica no artesanato indiano tem sido profundo. Os muçulmanos trouxeram não apenas roupa costurada para a Índia mas também as adaptaram aos tecidos locais, clima e forma de vestir. O mull e chikan e trabalho de katao angrakha e jamdaani sash da corte mogul esta em perfeita harmonia com o dhoti flutuante e angavastra da tradição Indiana. Nas karkhanas (oficinas) de Akbar e Jahangir, os artesãos indianos trabalharam com mestres persas e turcos para criar novas formas de arte que integravam o melhor de ambas as culturas. A criação de lindos objectos não era apenas um ato de religião, mas também se expandiu para os interiores domésticos com tecido feito à mão, bordado, com missangas, trabalho de aplicação e estampado bem como exteriores decorativos com trabalho de barro moldado, azulejos lustrosos, mosaico e trabalho com espelhinhos, biombos de cimento com relevo, mármore esculpido e trabalho embutido. Milhares de trabalhadores de pietra dura em Agra ainda fazem pratos e topos de mesa com desenhos moguls e ouro, prata e jade ainda são embutidos com pedras preciosas.

A música Indiana já tinha impressionado as cortes reais turco-afganesas. Quando os Sufis da Ásia Central e Irão começaram a chegar à Índia em grandes números a partir do século XI em diante, a música desempenhou um papel importante no khanqahs (hospícios) das seitas de Chisti e Suhrawardi.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®