Sistemas Religiosos e Filosóficos
Impacto do Islamismo na Índia

de Utpal K. Banerjee

em 23 Fev 2007

(...anterior) Shiekh Bahauddin Zakaria, um santo da seita de Suhrawardi, influenciou de maneira considerável as músicas populares do Punjab e Sind, que são cantadas ainda hoje. Entre os discípulos de Hazrat Nizamuddin Aulia - e ele próprio tinha um gosto delicado pela música e poesia – Amir Khusrau era um génio profundo na música. Ele introduziu duas formas novas nas existentes composições musicais e poéticas, tais como, qawwali, qalbana, naqsh-gul e nigar. De acordo com os textos persas, ele criou doze novas melodias incluindo zilad, sarparda e outros. Cantores muçulmanos como Bakshoo optaram livremente por formas musicais novas tais como dhrupad e eram patronizados por várias casas reais. No tempo de Akbar, o famoso músico Tansen se elevou para alturas exultantes compondo novas ragas como Mian Ki Malhar e Deepak. Antigas formas musicais, sob a influência de qawwali e qaul, surgiram como novas formas de música, o khayal. No último período medieval, elementos místicos foram substituídos por elementos de romance na composição de khayals popular, alguns deles ainda hoje existem. Outras formas musicais tarana, thumri e tappa eram o resultado directo da síntese de música indígena com influência islâmica. Os músicos muçulmanos também estabeleceram gharana, literalmente “famílias”, cada uma delas com uma singular tradição musical, continuando a oferecer um treino excelente. Alguns dos instrumentos mais populares hoje em voga, tais como shehnai, sarangi, sarod, sitar e tabla passaram a existir sob a influência islâmica. Componentes muçulmanos e hindus na música Hindustani têm, sem dúvida, sido trabalhados harmoniosamente e de forma complexa num rico tapete.

Os santos sufis de Caxemira no período medieval incluíam poetisas como Lai Ded e Habba Khatun, cujas músicas inspiraram a dança de hafizas e formas populares em coro como rouf na dança e dança dramática. Kathak, uma reconhecida forma de dança clássica, também beneficiou da síntese e adquiriu novas dimensões para se tornar uma dança da corte nas cortes reais dos imperadores moguls. Dizem que Jahangir até desenhou os trajes de dançarinas de kathak! Nautanki, um lindo teatro popular existente em UP e Bihar desde o século XI-XII passou a ser uma fusão da cultura hindu e muçulmana na sua língua, música, traje, temas e caracteres reflectindo um complexo cenário social. A linguagem da corte de nautanki necessitava de composições musicais decoradas em urdu persiano, com uma mistura de outros dialectos. Bhavai de Gujarat, embora secular na origem, também usou muitas influências islâmicas. Os Naqals do Punjabe e Mirasis de Caxemira eram na maioria artistas - bobos muçulmanos. Bhand Jashna (festival de imitadores), forma de teatro popular caxemiri com meio milénio de existência, que se desenvolveu na corte muçulmana ainda existe. No teatro de marionetas, também, a influência islâmica pode ser visivelmente observada.

Assim, a influência islâmica criou uma nova liberdade e secular, usada no dia a dia nas formas de arte, introduzindo não só conceitos figurativos, narrativas e decoração simbólica como também abstractos e decorativos.

Cortesia da Revista India Perspectives