Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Nutrição
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Os Condimentos e as Especiarias

de Ana Sofia de Carvalho

em 15 Mar 2007

  (...anterior)
O excesso de Sal na dieta é nocivo precisamente devido ao sódio que contém, pois sendo em excesso vai produzir um aumento da pressão arterial entre que, pelos estudos já efectuados se verifica que o seu consumo abusivo não só causa habituação como também é responsável por certas doenças cardiovasculares, de estômago (irritação e inflamação da mucosa), cancro do estômago, asma, cirrose hepática, cálculos renais e a perda de cálcio pela urina favorecendo a osteoporose.

O Sal transforma-se num veneno para o organismo quando este perde a capacidade de eliminar o excesso do sal pela urina e o Sódio fica retido nos tecidos. As necessidades de Sódio diárias ficam perfeitamente supridas pela quantidade contida nos alimentos em seu estado natural, assim pode observar-se como o consumo de Sal pode e deve ser realmente moderado.
Existem alternativas mais saudáveis ao uso do Sal refinado que é o comummente utilizado e que é o menos saudável pois dele foram eliminados sais de magnésio e cálcio com a refinação, sendo-lhe acrescentados aditivos para conseguir que se mantenha solto e seco: Temos então o Sal marinho (ou Sal integral) que contem o cálcio, o magnésio e o potássio que compensam parcialmente o excesso de sódio e também o iodo. O Sal de ervas aromáticas e outros Sais (cloreto e iodeto de potássio), tamari e molho de soja, mas qualquer deles deve ser usado com a devida atenção e ponderação.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®