O Mel, o Açúcar e os Edulcorantes Químicos

de Ana Sofia de Carvalho

em 04 Jun 2018

(...anterior) O seu consumo excessivo sem a correspondente quantidade em vitaminas, minerais e fibras, altera o metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas com consequente repercussão negativa para a saúde.

Facilmente o Açúcar saceia, daí ter-se em conta as carências alimentares que podem advir por não se consumir outro tipo de alimentos importantes para o equilíbrio saudável do organismo. Promovem o aumento dos triglicerídos no sangue, são uma das causas de obesidade.
Por alguns estudos realizados observou-se que o consumo excessivo de açúcar e baixo em fibras e outros nutrientes (mais de 50g por dia) está relacionado com diversas doenças crónicas como: cálculos biliares, cancro do estômago, cancro do cólon, colite (doença de crohn), úlcera gastroduodenal, diabetes, fragilidade óssea e atraso de crescimento fetal.
Os Frutos secos e as Frutas frescas com todas as suas propriedades benéficas.

O Açúcar Engorda?
Cada grama de qualquer tipo de açúcar proporciona 4 kcal quando é metabolizado ou queimado nas nossas células, mas quando é ingerido em excesso, acima das necessidades energéticas, uma parte transforma-se em gordura no Fígado. Quando o açúcar se ingere com gorduras como acontece com os bolos, chocolates, e não se queima o excesso de calorias, produz-se um maior aumento dos depósitos de gordura = a má nutrição pois tira a fome e ocupa o espaço de alimentos saudáveis que o nosso organismo necessita.
Quanto Açúcar é que se pode consumir?

Mínimo: Nenhuma pessoa saudável necessita consumir açúcar para se manter em bom estado de saúde. De facto quanto menos açúcar comermos melhor. Numa alimentação equilibrada ele nos é fornecido pelas frutas e hortaliças de maneira natural e é mais do que o suficiente para satisfazer as possíveis exigências devidas a exercício físico intenso.

Máximo: Para por exemplo uma dieta de 2000 kcal diárias, isto significa 200 kcal provenientes dos açúcares, ou seja 50g por dia (sendo que cada grama proporciona 4 kcal) = daí se percebe como devemos moderar o nosso consumo de açúcar.
É também importante recordar que o açúcar, qualquer tipo de doce, à excepção das frutas frescas, em excesso pode levar a mente à dispersão o que não ajuda especialmente na prática da Meditação.

Aditivos Alimentares
Todos os Aditivos que vamos expor são autorizados na Alimentação e vêem descritos nas embalagens. Este material está sendo difundido pelo “Hospital Villejuif” de Paris.