Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 6 de 7
A Civilização Moderna e o seu dilema Cultural e Religioso

de Pratap Chandra Chunder

em 26 Abr 2007

  (...anterior) O Mahābhārata afirma, “ dharmasya tattamnihitam guhāyām”: A verdadeira natureza da religião reside em local escondido. O dilema religioso é causado por conflito de ideias sobre a religião. A religião é relacionada com Deus no Hinduísmo, Cristianismo, Islamismo, etc. A religião não tem Deus, no Budismo inicial e no Jainismo. A ideologia comunista é oposta à religião no seu todo. Considera a religião como o ópio do povo. Durante o regime soviético, o ateísmo foi sistematicamente pregado pelo estado entre os seus cidadãos, como é descrito no artigo “ O ateísmo procura um novo caminho“, no Boletim do Instituto para o estudo da USSR, Setembro 1963. Mas nele refere-se um papel soviético do mesmo ano que afirma «Recentemente a propaganda ateísta tornou-se mais activa, mas em geral, ainda é ineficaz; é parcialmente conduzida em vão, e falha no que toca aos crentes» (p.48). A China Comunista suavizou os seus antagonismos relativos à religião, mas, regularmente oprime a seita dos Falunagong. Pelo contrário, o conservadorismo, o fanatismo, e o fundamentalismo abriram as suas garras em algumas religiões maioritárias. O mundo é abalado pelo terrorismo islâmico contra o qual os EUA, o Reino Unido, e países aliados combinaram as suas forças. Num livro recente “Terrorismo Islâmico” (2004) Syed Manal Shah (§) Alquadri escreve, «A onda de revivalismo está a varrer o mundo. Membros de todas as comunidades estão-se a virar cada vez mais para a religião. No seu zêlo religioso, alguns fanáticos transgridem os seus próprios limites religiosos, tomando o fanatismo como recurso» (p.186).

A receita de Śri Rāmakrishna (§)
Śri Rāmakrishna apadrinhou a sua teoria “Yata mat tat path” como uma solução para a contenda religiosa: tolerância e respeito mútuo pela religião de cada um, valeu-lhe um enorme número de seguidores. Contudo, viveu um dilema relativo às práticas religiosas que envolviam contactos sensuais com mulheres, como as práticas de algumas seitas Tântricas e Vaishnavas. Ele citou uma alegoria: «Um templo pode ser alcançado pela autoestrada ou pelo esgôto. Qual se deve tomar? Não será o esgôto, por certo». Por outras palavras, o homem tem de praticar o livre arbítrio ao escolher o seu caminho religioso. Swāmi Vivekānanda (§), o seu discípulo principal, pregou a religião universal no Parlamento das Religiões em Chicago. Contudo rejeitou os meios dos missionários fanáticos do Cristianismo.
O Senhor Buddha (§) no passado pregou uma forma simples de religião no seu Dhammapada (§): «Sabbapapassa akaranam/ Kusalassa upasampada/ Sacitta pariyadapanam/ Etam Buddhana sasanam» (Buddha Vagga 183). Quer dizer, «Abstenção de todos os pecados, fazendo bem, e tendo só pensamento puro, esta é a doutrina do Buddha».
Os cristãos rezam: «Não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do mal» (S. Mateus S.13). De novo, «O Islão é a religião do agir correcto, do pensar correcto e do falar correcto fundada em amor divino, caridade universal, fraternidade e compaixão humana – a religião que inspira à rectidão e à verdade» (Alquadri, ibid, p. 4).

No entanto, a luta entre os seguidores de religiões diferentes continua, bem como entre aqueles que pertencem a linhas diferentes da mesma religião. Os Hindus estão divididos em várias castas (§) e credos. Os Cristãos estão separados em Católicos e Protestantes e em várias outras denominações tais como Jesuítas, Quakers, Adventistas do Sétimo Dia, Mormons e outros mais. Os Budistas têm os Mahāyāna, Hināyana, Vajrāyana, Sahajāyana e outras linhas. O Islão tem os Shiítas e Sunitas, Ahamadiyas e Bahais. Frequentemente há guerras sangrentas entre as seitas. O ser humano está sempre sob um dilema religioso, sobre quais dos opostos deve seguir.
Além disso, o passado alegremente protela-se na religião: animismo, toteísmo, magia, adoradores da sepente, e bruxaria vindos da antiguidade respeitável confundem a humanidade. Entre muitos grupos tribais ainda se pratica a bruxaria; mulheres inocentes são torturadas e mortas, as chamadas bruxas.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®