Peregrinações
324 Dias na Índia

de Rui Pereira

em 28 Dez 2007

(...anterior) Devo dizer que à luz do pensamento Yogī, nada acontece casualmente; significa isto que se a criança passa por estas experiências, digamos, menos positivas, é porque ela própria, criara as condições kármicas para que tal viesse a acontecer. O mesmo é dizer que não adianta culpar os pais porque ela própria também tem responsabilidade. Em caso de aborto, qual a atitude interna a tomar? Dizem os Yogīs que Ātman (Alma) entra em contacto com este plano físico no momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo e se cria a primeira célula. Segundo eles algum karma é criado em caso de aborto. Contudo, este mesmo karma varia consoante os motivos e com a atitude interna com que tal é feito.

Suponhamos que alguém muito querido nos vem visitar mas nós não temos o mínimo de condições para o receber. Se tal acontecer devo explicar-lhe amorosamente porque não o posso receber em minha casa e pedir-lhe perdão. Assim não serão criados ressentimentos da parte desta Alma e trabalha-se no sentido de anular o efeito do Karma. Isto parece ter um efeito psicológico positivo, pois a mulher tem forma de se libertar de sentimentos de culpa que possam aparecer. A intersecção à Divindade ou alguma figura da nossa devoção, a ida a um templo, fazer uma doação... são tudo atitudes que parecem ajudar a criar sentimentos positivos e a contrariar estes efeitos kármicos.
Uma outra temática que Swāmiji dava grande importância é saber realmente quais as minhas necessidades, nos diferentes níveis da minha vivência, desde as necessidades mais físicas às mais espirituais. Ele fala sempre de três principais, que parecem funcionar como bases estruturantes:
• A necessidade de ter uma parceira amorosa (parceiro amoroso para as mulheres) que ajude a suprir as minhas necessidades.
• Correcto tipo de trabalho, onde não seja o dinheiro a principal motivação, mas que seja segundo a minha natureza. Trabalho não deve criar tensões (pelo menos exageradas) nem deve ir contra o meu temperamento interno.
• Viver num ambiente saudável.

Ao nível da energia sexual vários são os ensinamentos... Parece-me importante referir este pensamento em relação ao celibato: “celibato não significa não ter sexo, mas a conversão da energia sexual em espiritual; ou no coração (amor) ou no cérebro (inteligência)!”
Muitos conhecimentos são postos em causa, como por exemplo a teoria da evolução das espécies de Darwin. Dizem categoricamente que «uma espécie não se transforma noutra espécie!».
Ainda parece existir a tendência de pensar que as emoções são sentidas ao nível do coração físico o que na realidade não se comprova! Parece que os “nossos” poetas andaram um pouco enganados... Pessoas que substituíram o coração por um “coração mecânico” continuam a ter emoções. Não significará isto que o centro das emoções tem outra localização? O conhecimento dos centros energéticos, conhecidos como Chakras (§) clarifica muitos destes aspectos...
Com o objectivo de desbloquear tensões, de purificar, de transformar a energia, destacam-se os exercícios de prāṇayāma, mudras, bandhas... Por vezes a prática destes exercícios provocam sobreaquecimento do corpo, havendo também técnicas para arrefecimento. Claro que um bom banho nas águas refrescantes do Ganges por si só já é uma grande ajuda, mas estas técnicas realmente ajudam pois são técnicas direccionadas a partes específicas do corpo. Estimulados pelo ambiente e num espírito de estímulo mútuo, eu e Tierry, Português que conhecera mesmo ali no āśram, tínhamos intensificado as nossas práticas. Levantando-nos por volta das quatro (normalmente após um banho fresquinho) fazíamos alguns exercícios de prāṇayāma e meditação extra, para lá das restantes práticas com o grupo no āśram. Ao meio da tarde fazíamos cerca de uma hora de mantras e novamente meditação... Depois de cerca de uma semana e meia verificámos que partes dos nossos corpos aqueciam para lá do normal. Quanto a mim, abrandar o ritmo, foi o suficiente para fazer baixar a temperatura que se fizera sentir no topo da cabeça.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16  [Pág. Seguinte]