Sagrados

de Maria

em 11 Mai 2010

(...anterior)
O que dificulta ser “desperto” é a falta de resolução dos problemas internos. Um ser “desperto” é um ser “resolvido” interiormente. Foi feito o apaziguamento dos seus quereres que se traduziam por desejos sensuais e sexuais, ambições, carências afectivas e insatisfação consigo mesmo e com os outros. Quando por uma via de transformação se envereda pela prática da Meditação, gradualmente as resoluções internas vão se processando pela compreensão inteligente desses próprios obstáculos. Ao obter-se a compreensão do porquê dos problemas internos e por uma vontade consciente dar-lhe fim, a mente vai ficando cada vez mais lúcida conforme progride na transformação - dando então, lugar ao contentamento que se sente pela mudança operada - onde a prática da Meditação foi fundamental para a purificar. Nunca os obstáculos (problemas) podem ser removidos apenas pensando neles, até porque, geralmente, as pessoas não são capazes de os identificar mentalmente.

1º - Tem de haver uma aceitação de que existem os problemas, mesmo que não haja consciência quais são e o que fazem, pois geralmente ignoram-se os motivos porque este ou aquele mau estar se instala e faz sofrer. A falta de lucidez para discernir sobre determinados estados mentais, é que incomoda e causa infelicidade.
2º - A prática da Meditação é o meio que leva a mente à purificação dos obstáculos mentais, a reconhecer e a aceitar os bloqueios que fomentou a si mesmo, quer tenha sido por traumas de vidas anteriores, medos, frustrações, ambições ou carências da vida presente, que não deixam espaço ao amor no coração.
3º - Gradualmente, praticando Meditação, o ser vai desbloqueando os nós mentais, desanuviando dos problemas pela compreensão, até que começa a obter a clareza mental.
4º - Em simultâneo, a resolução de si próprio de forma consciente e inteligente permite que a própria Meditação para além de purificar a mente no seu aspecto psíquico, desbloqueie as emoções e sentimentos ao nível do coração, permitindo então, que o amor se manifeste mais dentro de si.
5º - Neste processar de transmutações, outros movimentos acontecem aos níveis etéricos e causais, ou psíquicos e espirituais, porque a purificação do corpo físico se repercute nesses planos, e vice-versa, abrindo portas aos planos superiores do Espírito*; gradualmente, então, vai-se ganhando a vivência desses planos numa integração da transcendência na vida humana, até que se toca conscientemente a Mente Divina.
6º - Neste ponto de realização está ganha a batalha. Nunca mais se será o mesmo; é quando na filosofia jaina ou budista se diz “passou para a outra margem”. O caminho da iluminação começou…

Durante o período de evolução para a perfeição ou ascendência nirvânica, realiza-se a unificação de energias ou fogos internos que abrem canais directos através dos chakras (§) superiores ao Fogo eléctrico do Espírito. Novas dimensões se abrem perante o homem. Neste processo se encontra um dos maiores segredos da evolução da mente ou manas, que se desenvolve no cérebro do homem.
É de notar que, para além do corpo físico, ficam os corpos etéricos ou espirituais, ponte de ligação entre o Espírito e a matéria. Assim, há três canais no corpo físico por onde circula o Fogo etérico que anima os três veículos e suas divisões; o físico, o corpo emocional e a envoltura ou estrutura mental. No corpo físico temos, então, os fogos de natureza inferior centrados na base da coluna vertebral, onde jaz concentrada a kuṇḍalinī e a sua função principal, na evolução normal do homem consiste em vitalizar o corpo físico.

1ª- A malha ou corpo etérico actua como protecção e divisória entre o corpo astral e o físico denso, permitindo a circulação ou vitalidade do fluido pránico (prāṇa). O fluido pránico juntamente com a radiação solar circula pelos três canais através da coluna vertebral.