Sagrados
A Expansão Cósmica da Luz

de Maria

em 20 Jan 2014

(...anterior) Mas seja qual for a forma de morte de um Sistema Solar, ela provoca um caos, ou começo de Pralaya, com os planetas a saírem das suas órbitas e a colidirem em pontos da Vastidão Cósmica. Nesse começo de Pralaya, e com o passar do tempo, as partículas de matéria que apenas são o pó dos Universos, atraem-se até formar um grandioso bloco ou esfera Cósmica, onde então sim, e porque se vão aglomerando, começa a contenção de energias que longinquamente dará de novo lugar à Luz.

A Lei de causa e de efeito não tem fim, pois “algo” fica que permite reacender de novo a Luz ou a Vida, até que AQUELE que permanece em REPOUSO determine o seu fim, tal como o homem pela sua Vontade, determina extinguir as reincarnações terrestres e acabar com esta Lei mecânica ou determinista do karma. Esta Lei é absolutamente científica, e define o determinismo com que o Cosmos é regido, resultando daí a harmonia que governa o macrocosmo e o microcosmo. Lei de causa e efeito: a Luz resulta da prolongada acumulação de energias ou átomos. O átomo é um gerador de Luz e um corpo é composto de átomos que se regeneram continuamente. É esta ínfima partícula de vida que ocasiona e produz a Grandeza Cósmica. Os átomos são pontos vibrantes de forças que emanam da Divina Ideação para a construção das formas, são as forças Cósmicas das Entidades Divinas.

Ao passar para além da barreira da NÃO-EXISTÊNCIA e ao entrar-se no NÃO- MANIFESTADO, Ecoa o Som Primordial só reconhecível pelo Espírito que liberto da matéria é o Sempre EXISTENTE.

É um sem fim Infinito, é o círculo sem Princípio nem Fim, que veio a ser simbolizado pela Serpente que morde a própria cauda. Esta NÃO-EXISTÊNCIA, que é o conceito concebível de Deus para além da Manifestação, principia, para quem Nela penetrar, pelo Som. Som que não é audível mas é a própria Dimensão dessa NÃO-EXISTÊNCIA ou estado.

Ele, SOM, é SILÊNCIO. Assim como na Terra o Amor não é visível mas sentido, e contudo faz parte da Dimensão Planetária, esta Dimensão do Som que é do Espírito ou Mónada em REPOUSO, é um Som de SILÊNCIO (impenetrável barreira para os que não sabem calar...).

Há um SOM Primordial que acompanha a NÃO-EXISTÊNCIA. É o SOM INFINITO que ECOA pela noite dentro. É o SOM “TRANSEXISTENCIAL” DO ESPÍRITO.

Cada um tem o seu estado de Consciência. Se o ser não conhece ainda a última estância de Deus, não pode falar dela, nem tão pouco compreendê-la. E onde fica ou está essa última estância ou estado de Consciência de Deus?

Nota: (q) Conferência proferida no Centro Cultural de Belém em Setembro de 1995.

APÊNDICE

Determinismo e Indeterminismo

Indeterminista é por excelência “aquele” rebelde que não aceita condicionalismos à sua liberdade e ao seu suposto livre arbítrio.
O determinismo e o indeterminismo são uma e a mesma coisa, ou melhor, um não existe sem o outro. Um assenta numa lei de probabilidades, o outro na lei de certezas. Na teoria Quântica, se a matéria é excitada, as partículas aceleradas espalham-se de forma aleatória e desordenada e irão parar a algum sítio: lei de probabilidades. Mas o que causa ser nesse sítio já é determinismo, pois foi atraída por outra matéria afim. Ao espalhar-se causou alguma coisa: a desunião. Foi pois uma causa. Agora ela encontrará as consequências do efeito que causou, ao encontrar novas situações onde estará subjugada pela lei da atracção. A causa é a probabilidade, o efeito é o determinismo, mas também pode ser o contrário...

Suponhamos grãos de matéria que espalhamos: o gesto de espalhar é determinismo, obedece a uma vontade e o que vai acontecer, ou como se vai processar a demanda da matéria, não se sabe: indeterminismo. Mas se toda a matéria se agrega e agrupa pela atracção exercida uma pela outra na combinação de elementos, ela vai juntar-se ao determinado. É uma lei tão subtil que escapa facilmente à análise mental e parece que se esfumam as conclusões.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14  [Pág. Seguinte]