Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 14 de 14
A Expansão Cósmica da Luz

de Maria

em 20 Jan 2014

  (...anterior) Também muito depende do ponto onde nos situamos. A luz é uma onda; a onda de luz emitida por uma fonte em movimento, varia para um observador estacionário. Os objectos que se aproximam de nós têm as suas riscas espectrais desviadas sistematicamente para os comprimentos de ondas curtos, perto do azul, os que se afastam mostram o desvio para o vermelho. Quanto maior o desvio para o vermelho maior a velocidade, ou apenas a distância?

Quantas galáxias de brilho ténue estarão no meio das luminosas? Nós só vemos as estrelas (§), porque estão a emitir a luz do seu braseiro interior, enquanto os planetas se mantêm sem luz e recebem-na das estrelas. Muitos planetas fazem parte da matéria escura, contudo, poderão conter miríades de vidas desconhecidas para nós. Assim, matéria negra e matéria luminosa ajustam-se para formar a lei gravitacional e estabilizar a rota (§)ção das galáxias. Visto de uma escala suficientemente grande, o Universo não é igual em toda a parte, nem os efeitos de tempo se aplicam a todos os pontos do Cosmos. O tempo é, para nós, de uma certa unidade e dimensão, resultante do espaço vivido, da densidade da matéria (que se atrai e se repele), e da gravidade que a sustém. Se há espaços onde a gravidade e densidade são menores, o nosso conceito de tempo então não é aplicável em todos os pontos do Cosmos. Assim, também os impulsos de luz de uma galáxia não correspondem ao valor real dela, porque a visão limitada de tempo e espaço dá-nos uma dimensão que apenas corresponde à nossa e não à delas. A compreensão do valor real do Cosmos nunca será completa devido à dimensão consciencial em que vivemos obstruindo a inteligência.

O tempo também é alterado pela falta de uniformização no espaço. As leis da física, tal como as conhecemos, não se aplicam em toda a parte. A teoria do desvio para o vermelho não resolve o problema da idade do Universo, nem nos diz que ele está em expansão (mas sim em movimento), nem tão pouco nos dá a solução da escuridão do Cosmos.
A “inteligência total” não estando manifestada, toda a percepção fica limitada e temos uma ideia de outros mundos dentro da nossa restrita capacidade. Quanto maior a dimensão de consciência maior compreensão e conhecimento. Ultrapassar esta dimensão terrena através de mais inteligência, permite conhecer melhor as leis que regem o Cosmos, ou o que está fora de nós, tal como o auto-conhecimento possibilita ao homem compreender melhor as razões e porquês do sofrimento e da felicidade, do que somos e para o que viemos, e portanto, passa-se de modo diferente daquele que funciona numa consciência inferior, pela falha de inteligência ou de auto-conhecimento.

Desta forma, o conhecimento dos Universos poderá ser atingido pelo homem pelo alargamento de Consciência através do esforço individual, que consiste na pureza mental (o que permite maior inteligência) ou então aguardar que a evolução permita ao homem nascer com maior capacidade de inteligência, descobrindo as suas leis lentamente. Assim há a compreensão e o conhecimento mais rápido e consciente pelo esforço individual voluntário, e há o mais lento, pelo processo evolutivo das “massas”. Edwin Hubble foi o primeiro astrónomo a propor uma relação definitiva, entre a distância a que as galáxias se encontram e a velocidade a que se afastam umas das outras. O princípio do Universo em expansão, é uma teoria geralmente aceite. Mas algumas pessoas começam a pô-la em causa...

Texto inserido na obra "Folhas de Luz"
Publicações Maitreya
   


[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®