Sagrados

de Maria

em 20 Jan 2014

(...anterior)

O Sāṃkhya (§), o Vedānta e até a Bhagavad-Gītā são interpretações e compreensões desta filosofia, poderemos dizer arcaica, mas criada ou fundada para fazer parte da evolução humana, pois as suas ramificações silenciosas, estendem-se discreta e universalmente. Sendo assim, a base do pensamento filosófico da Índia assenta na doutrina dos Tīrthankaras. As outras filosofias acima mencionadas, Sāṃkhya e Vedānta, são métodos adaptados à mente evolutiva do homem, que de tão nobre, se vai ramificando conforme a sua inteligência se desenvolve. O Jainismo, poderemos compará-lo a uma árvore, o qual é a raiz, e todas as outras filosofias são os troncos e os ramos, extensíveis infinitamente.

Voltando ao nosso tema de base, conclui-se, que quanto maior é a distância, mais velocidade adquire um objecto. O magnetismo da Terra atrai, pois é um planeta denso, ainda de pouca evolução. Quando o objecto ainda está a grande distância, ele é mais veloz, pelo facto da atmosfera ser mais rarefeita; o ar perto da Terra é denso, longe é mais leve e subtil. A aproximação à Terra torna os corpos mais pesados porque ela é um corpo denso, sólido e a emanação desse magnetismo é uma força que tudo atrai; qualquer objecto que larguemos cai irresistivelmente, e o que nos mantém com os pés no solo é essa atracção da matéria ou campo gravitacional da Terra.
O corpo ou o objecto não pesa menos no espaço, o peso é sempre igual, a diferença está na energia do ar ou prāṇa, ser mais pura (leve) ou mais pesada. Perto da Terra a energia densifica-se e a atmosfera dificulta o movimento dos corpos, enquanto a energia rarefeita do espaço, não põe objecções à velocidade que o seu próprio peso impulsiona, descendo facilmente à matéria que os atrai, desde o seu ponto de partida.

Em relação ao Cosmos tudo se mede em níveis de Consciência. Assim há uma escala ou dimensão de Consciência, ou nível de Consciência para o Cosmos, e isto engloba espaço, tempo e consciência, ou nível de Inteligência, e há a Dimensão de cada Sistema Solar, bem como a de cada Planeta. Dentro duma grande Dimensão de Consciência existem diferentes níveis e os seres vivem de acordo com ela. Da Terra apresenta-se-nos uma visão dos céus limitada, é como vermos a paisagem de uma janela. O que seria a visão deste sistema a partir do planeta Júpiter? Seria possível com este grau de consciência terrena entrar em Júpiter, observar e ter a mesma compreensão sobre o que se vê da Terra?
O termo dimensão refere-se a uma medida ou escala de grandeza. Engloba tanto a matéria ou espaço físico, que pode designar a dimensão temporal, como a Consciência do homem ou a dimensão de Consciência.

Viver noutra dimensão de Consciência é ter a capacidade de ver e de sentir para além da limitação corporal. A maior parte do Universo ou o que nos rodeia encontra-se escondida por detrás da linha de visão. Porém, se esta visão é limitada, a percepção ou a intuição não o são tanto, principalmente quando a mente já não é obstruída pelas impurezas emocionais.
Assim, aquilo a que chamamos tempo, espaço e matéria, dão-nos uma forma de viver limitada e convencemo-nos desse “limite”, a que damos o nome de Dimensão. Só vemos a matéria densa mas, ao reconhecermos a matéria subtil ou rarefeita, que também permeia o espaço, começamos a conhecer aspectos de outra dimensão. Porém, qualquer dimensão temporal resulta de uma outra dimensão, a de Consciência. Quem for capaz de alargar a sua Consciência pode “ver” para além da matéria, do espaço e do tempo e assim ultrapassar a limitação dimensional terrena. Como se pode alcançar essas ou outras dimensões tanto da mente, como outra dimensão da matéria? Através duma inteligência profunda. O alargamento de Consciência pertence a uma escala de grandeza de onde provêem novas capacidades de inteligência. Só pela inteligência se podem retirar os obstáculos que impedem certas transformações.

É pela inteligência que se vai compreendendo a nossa posição em relação a essa matéria, espaço, tempo.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14  [Pág. Seguinte]