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Os Poetas - Santos da Índia

de Utpal K. Banerjee

em 11 Jan 2012

  (...anterior) Chaitanya
O movimento devocional adquiriu velocidade à mudança do milénio. Rāmanuja, o preceptor eminente vishnuita do sul da Índia, baseou o seu sistema não tanto sobre o lógico abstracto do monismo de Śaṅkara como sobre as intuições poéticas. Ele influenciou a disseminação do movimento no norte sendo Rāmānanda de Varanāsi um adepto da sua tradição no século XV. Entre os poetas-santos (e os discípulos de Rāmānanda) encontrava-se o sapateiro Ravidās, tecelão Kabir (§), o lavrador Dhanna e o barbeiro Sena, além do comerciante Sadna. Entre eles Ravidās era o mentor da princesa Meera, e Sena era o mentor do rei de Bandhavgarh. Tulsidās, que escreveu o Rāma Charita Manas e tinha acesso a todas as famílias norte indianas até finais do século XVI, que eram influenciadas profundamente por Rāmānanda.
O movimento Bhakti consistiu em duas tendências principais. Filosoficamente, a mais forte era a Nirguṇa (adoração ao invisível), que se ligou o Ser Supremo e explicou o misticismo em metáforas de amor. Mas a tendência mais calorosa, compassiva, poética e acessível à imaginação comum era a Saguṇa (adoração do visível). Alguns poetas-santos de Nirguṇa eram Prem-margi (quer dizer, eles seguiram o caminho de amor), com uma proximidade notável com os poetas Sufis. Outros cantores - sábios de Nirguṇa eram Gyan-margi (quer dizer, eles seguiram o caminho do conhecimento). Estes incluíram Kabir, Nanak (§), Eknath, Gyaneshwar, Tukaram, Malleshwari e Rāmliṇga Adigal. Os santos - músicos de Saguṇa seguiram ou Kṛṣṇabhaktidhāra (adoração de Kṛṣṇa) ou Rāmbhaktidhāra (adoração de Rāma). Enquanto o primeiro grupo incluía Jayadev, Sri Chaitānya, Haridās, Surdās, Meera, Vidyapati e Purandaradās, o segundo Tulsidās, keshavdas, Bhasskar e Kamban.
Deve-se citar Kabir especialmente. Era o tecelão –poeta -santo de Uttar Pradesh que estabeleceu Rāma e Rahim como sinónimos completos. Escrevendo dohas (coplas) e exprimindo o seu amor para Deus Omnipresente, a sua filosofia humanista censurou as convenções de casta, credo e culto. Os seus pensamentos e compreensões espirituais eram incisivos e encontraram um lugar na Adigranth, a escritura sagrada dos Sikhs. O poeta cego Surdas, um contemporâneo do imperador Akbar e um mentor de Tansen, compôs canções repletas de devoção pura e dilacerante nas suas obras, nomeadamente Sursagar, Sursaravali e Sahityalahari. A sua adulação ao menino Kṛṣṇa revela um conhecimento profundo da psicologia de crianças. Meera, a princesa-poetisa do século XVI, revoltou-se contra a ortodoxia palaciana pela sua escolha de uma vida ascética, orientada para Deus, de oração e devoção. Como Andal, Meera viu-se como a noiva de Kṛṣṇa e desabafou as suas ânsias espirituais em poesia emotiva que transcendeu barreiras regionais. Ainda se ouvem as composições de Kabir bem como as de Meera por toda a parte da Índia. Muitos poetas anónimos escreveram os seus líricos em nome destes dois poetas venerados.
Em Maharashtra, Gyaneshwar estabeleceu o edifício místico por meio da sua poesia exquísita. Namdeva e Eknath construíram sobre este edifício e o pináculo glorioso foi erguido por Tukaram no século XVII com 4.600 abhangs (canções bem construídas). As canções de Tukaram demonstraram grande simplicidade, devoção profunda e intimista franca com Vithala de Pandharpur, o seu querido Deus pessoal. Em Karnataka, a filosofia de dualismo promovida por Mādhavachārya deu origem a muitos poetas sob o apelido de Haridās (criado de Deus), que compuseram canções inumeráveis abrangendo orações, filosofia e reformas comunicadas na linguagem simples do povo comum.
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