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História da Tradição da Floresta
de Bhikkhu Dhammiko
em 03 Jan 2011
(...anterior)
Ajahn Sumedho é actualmente o Abade de “Amarāvati Buddhist Monastery” e apadrinhou entretanto o nascimento de mais sete Mosteiros no mundo ocidental, nomeadamente: “Kloster Dhammapala” em Waldrand, Kandersteg, Suiça; “Santacittarama” em Localita “Le Brulla”, Itália; “Bodhinyana Monastery” em Serpentine, Austrália; “Bodhivana Monastery” em East Warburton, Austrália; “Auckland Buddhist Vihara” em Mt. Wellington, Nova Zelândia; “Bodhinyanarama Monastery” em Stokes Valley, Nova Zelândia; e “Abhayagiri Buddhist Monastery” em Redwood Valley - California, EUA.
Em 1981 é-lhe conferido o grau de Upajjhaya (Upajjhāya: preceptor) isto é um monge com mais de dez anos, que tem a autoridade de conferir ordenação monástica completa. Desde então tem ordenado centenas de aspirantes de diversas nacionalidades. Em 1992 foi-lhe conferido o título de Phra Sumedhācariya, então a primeira vez que tal honra foi concedida a um monge ocidental. No entanto, a 14 de Agosto de 2004, foi-lhe dado por Sua Alteza Real, a Rainha da Tailândia, o título Honorifíco de Phra Rāja Sumedhācariya.
Para além de todo o impulso pioneiro ao apadrinhar a disseminação e enraizamento inicial da Tradição da Floresta no Ocidente, Ajahn Sumedho promoveu também uma outra reinstituição fundamental, que foi a possibilidade de admitir e ordenar monjas, promovendo assim a criação de uma ala feminina (as Siladharā) na Comunidade Monástica (Sangha). Esta medida aproxima-se assim do costume da ordem de Bhikkhunis (monjas) que se perdeu no século XI e que já desde o tempo de Siddhārta Gautama vinha existindo, fazendo juz ao que ele próprio o Buddha (§) admitia e defendia na sua época. Como se poderá constatar no Cânone Pāli, existe o reconhecimento de iguais direitos para o homem e para a mulher e que ao mesmo nível, esta pode igualmente, tornar-se Arhats e alcançar tanto o Nirvāna como a Iluminação pelo caminho da renúncia.
Ao olharmos para todo este percurso entre Siddhārta Gautama e Ajahn Sumedho, notamos que um ponto essencialmente comum nas vidas destes Mestres, foi a insatisfação e o inconformismo na pureza de propósito. Vemos que para lá de títulos, fama ou personalidade, a busca das “Nobres Verdades” no interior do ser humano, encontra-se num plano impessoal e imaterial, acima de instituições, formas, nomes, ordens, raças, cores, bandeiras ou convenções. No coração e na mente do ser humano trava-se uma batalha contra valores, crenças, preconceitos, emoções, desejos materiais, tendências, opiniões e sistemas convencionais que invadem e atacam constantemente a mente humana. Nesta luta tantas vezes desconfortável e aparentemente ingrata, a “Sabedoria do Guerreiro” revela-se vital, na inexorável conquista espiritual que lança o ser interior a transcender os ‘inimigos’ interiores e o mundo, na pureza de mente e coração, à luz de si próprio.
Com as Bênçãos do Sangha, mais particularmente de Ajahn Sumedho e de Ajahn Vajiro, foi criada em Inglaterra, uma Instituição de Caridade (Charity) Religiosa, “The Portuguese Theravada Buddhist Monastic Trust” – “Mosteiro Budista Theravada”, com Sede no Mosteiro Budista Amarāvatī, sob a égide do “English Sangha Trust”, com o objectivo de apoiar o Mosteiro em Portugal e permitir a todos os interessados e praticantes que desejem contribuir para o projecto, a possibilidade de efectuarem os seus donativos para esta causa em Portugal.
O principal objectivo deste projecto é promover o Ensinamento do Buddha, providenciando e suportando um Mosteiro, residência da comunidade de monásticos (Sangha) que tenham assumido as Regras do treino, segundo os princípios da Disciplina Theravada e, ajudar os leigos na busca e na realização espiritual pela prática da meditação, da virtude e da generosidade.
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