Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Actividades
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 4
Doutrina Essencial do Buddha

de Bhikkhu Dhammiko

em 30 Ago 2010

  (...anterior) No livro “Essence of the Heart Sutra” o Dalai Lama (§) menciona que: «It is very important to understand that the core teachings of the Theravada tradition embodied in the Pāli scriptures are the foundation of the Buddha (§)’s teachings». (É muito importante que se compreenda que os ensinamentos Theravada contêm os ensinamentos fundamentais do Buddha). Por muitos séculos, o Budismo Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Myanmar (antiga Birmânia), e Tailândia; actualmente o número de Budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes o Theravada começou a fincar as suas raízes no Ocidente – principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

OS MUITOS NOMES DO ‘THERAVADA’
O Budismo Theravada é identificado através de muitos nomes. O próprio Buddha chamava a religião que ele criou de dhamma-vināya, "a doutrina e a disciplina," referindo-se aos dois aspectos fundamentais do sistema de treino ético e espiritual que ele ensinava. Devido à sua histórica predominância no sul e sudeste da Ásia (Sri Lanka, Myanmar, Tailândia, Laos, Cambodja), o Theravada também é identificado como o "Budismo do Sul" em contraste com o " Budismo do Norte" que migrou da Índia para o Norte em direcção à China, Tibete, Japão (§) e Coreia. O Budismo Theravada também é frequentemente identificado como "Hināyāna" (o “Veículo menor/inferior”), em contraste com o "Mahāyāna" (o "Veículo maior/superior") onde se insere o Budismo Tibetano, Zen (§), Ch’an e outras expressões do Budismo do Norte da Ásia. O uso do termo pejorativo "Hināyāna" teve a sua origem nos primeiros cismas que ocorreram na comunidade monástica, por parte do grupo que mais tarde se identificou como Mahāyāna. Muitos académicos utilizam, no entanto, a denominação Hināyāna despojada de qualquer intenção pejorativa.

PĀLI: O IDIOMA DO THERAVADA
O idioma dos textos canónicos do Budismo Theravada é o Pāli, um idioma próximo do Magadhi, que era provavelmente falado na região central da Índia durante o período do Buddha. A maioria dos discursos proferidos pelo Buddha, foram memorizados pelo Venerável Ananda, seu primo e assistente pessoal.
RESUMO DOS ENSINAMENTOS DO BUDDHA
(Sumário dos ensinamentos chave do Budismo Theravada)
Pouco após a sua Iluminação, o Buddha ("O Iluminado") proferiu o seu primeiro discurso definindo a estrutura básica sobre a qual se baseariam todos os seus ensinamentos seguintes. Essa estrutura básica é “As Quatro Verdades Nobres”, quatro princípios fundamentais da natureza (Dhamma) que emergiram da avaliação honesta e profunda que o Buddha fez da condição humana e que servem para delinear a prática Budista em toda a sua abrangência. Essas verdades não são afirmações de fé, são na verdade categorias nas quais podemos enquadrar nossa experiência de tal forma que possamos criar condições para a Iluminação;

AS QUATRO VERDADES NOBRES
1. Dukkha – existe sofrimento, dor, angustia, insatisfação, descontentamento, imperfeição;
2. A causa de dukkha – a causa dessa insatisfação é o anseio (tanha) pela sensualidade, pelo ser/existir e por não ser/existir;
3. A cessação de dukkha – o abandono e superação desse anseio condicional é possível;
4. O caminho que leva à cessação de dukkha – o Nobre Caminho Óctuplo (8 factores): 1 entendimento correcto; 2 pensamento correcto; 3 linguagem correcta, 4 acção correcta, 5 modo de subsistência correcto, 6 esforço correcto, 7 atenção plena correcta e 8 concentração correcta.

Para cada uma dessas Verdades Nobres o Buddha identificou uma tarefa específica que o praticante deve realizar: a primeira Nobre Verdade deve ser compreendida; a segunda deve ser abandonada; a terceira deve ser realizada; a quarta deve ser desenvolvida. A realização completa da terceira Nobre Verdade abre o caminho para a penetração de Nibbāna (Sânscrito: Nirvana), a liberdade transcendente que é o objectivo máximo dos ensinamentos do Buddha.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®