Doutrina Essencial do Buddha

(...anterior)

O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO
(Arya-aṭṭhangikamagga)
O caminho que conduz ao fim do sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo, a citar:
1. Visão Correcta
Sammā-diṭṭhi
2. Pensamento Correcto
Sammā-sankappa III. Sabedoria
Paññā
3. Linguagem Correcta
Sammā-vācā
4. Acção Correcta
Sammā-kammanta
5. Subsistência Correcta
Sammā-ājiva I. Moralidade
Sīla
6. Esforço Correcto
Sammā-vāyāma
7. Atenção Correcta
Sammā-sati
8. Concentração Correcta
Sammā-samādhi II. Concentração
Samādhi

A última das Verdades Nobres – onde o Buddha (§) expõe O Nobre Caminho Óctuplo – contém a prescrição de como aliviar nossa insatisfação e alcançar a eventual libertação, de uma vez por todas, deste ciclo ilusório de vida e morte (samsāra) doloroso e desgastante ao qual – pela própria ignorância (avijja) das Quatro Verdades Nobres – estamos presos por eras incontáveis. O Nobre Caminho Óctuplo oferece um guia prático e completo para o desenvolvimento de qualidades e habilidades benéficas que devem ser cultivadas para o praticante alcançar o objectivo final, a liberdade e felicidade supremas, Nibbana.
[...] Este é o Caminho do Meio que o Ser Perfeito encontrou, que resulta tanto em ver como em saber, que conduz à paz, ao discernimento, à iluminação, ao Nibbāna.

A expressão figurativa "Caminho" ou "Via" tem sido por vezes mal compreendida, no sentido em que os factores singulares desse Caminho deveriam de ser praticados, um após o outro, pela ordem referida. Nesse caso, a Visão Correcta, i.e. a penetração plena na Verdade, teria que se realizar primeiro, antes que se pudesse pensar em desenvolver o Pensamento Correcto, ou de praticar a Linguagem Correcta, etc. Mas na realidade, os três factores (3-5) que constituem a secção da Moralidade (sīla) têm de ser aperfeiçoados primeiro; depois disso, tem de se dar atenção ao treino sistemático da mente praticando os três factores (6-8) que constituem a secção da Concentração (samādhi); só então depois desta preparação do carácter e da mente, o ser humano será capaz de alcançar a perfeição nos dois primeiros factores (1-2) que constituem a secção da Sabedoria (paññā).

No entanto, logo de início, é indispensável, um mínimo de Visão Correcta, uma vez que é fundamental uma certa compreensão dos factos acerca do sofrimento, etc., para oferecer razões convincentes e incentivo para uma prática diligente no Caminho. A Visão Correcta também é necessária para ajudar os outros factores no Caminho, de modo a cumprirem inteligente e eficazmente as suas funções na tarefa comum para a libertação. Por essa razão, e para enfatizar a importância desse factor, foi dado à Visão Correcta o primeiro lugar no Nobre Caminho Óctuplo.

Esta Visão inicial do Dhamma, no entanto, tem de ser desenvolvida gradualmente com a ajuda dos outros factores do Caminho, até atingir finalmente aquela elevada clareza de Introspecção (vipassanā), que é a condição imediata para entrar nos quatro Estágios Sagrados e alcançar o Nibbāna.[...] – in ‘A Palavra do Buddha’ de Nyanatiloka.
Na prática, o Buddha ensinou o Nobre Caminho Óctuplo aos seus discípulos de acordo com um sistema de treino gradual, começando com o desenvolvimento de sila ou virtude (linguagem correcta, acção correcta e subsistência correcta, que na prática estão resumidos nos cinco preceitos), seguido pelo desenvolvimento de samādhi ou concentração (esforço correcto, atenção correcta e concentração correcta), culminando com o pleno desenvolvimento de pañña ou sabedoria (visão correcta e pensamento correcto).

Vendo por outro ângulo, a longa jornada no caminho para a Iluminação tem início a sério com os primeiros sinais de alguma movimentação na questão do entendimento correcto, os primeiros lampejos de sabedoria através dos quais a pessoa reconhece tanto a validade da Primeira Nobre Verdade e a inevitabilidade da lei do kamma (sânscrito karma), a lei universal de causa e efeito.