Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Agni Yoga

de Helena Roerich

em 26 Ago 2010

  (...anterior) Como secas, folhas sujas do inverno passado, amontoam-se as maldições do quotidiano – o lixo do dia que passou. Sejam triunfantes as ousadias, pois o mais alado venceu as acusações.
Senhor, permite-me queimar os mentirosos trapos do quotidiano. Não me enganarei, compreendendo que tu abençoaste a alada ousadia. Na fornalha santa, forjarei as asas do Alaia. Desconheço lamentos, endurecimento e tudo que possa fazer pender minhas novas asas. Novo será o meu canto!

12 – Tem-se difundido amplamente a apreciação da ousadia. Os menores dos discípulos voltaram-se para o caminho da busca e chegaram até Nós, pedindo que julgássemos seus esforços. Cada um trouxe seus sonhos: “Eu destruirei todos os templos do mundo, porque a verdade não necessita de muralhas… Eu irrigarei todos os desertos… Eu abrirei todas as prisões… Eu destruirei todas as espadas… Eu abrirei todos os caminhos… Eu enxugarei todas as lágrimas… Eu viajarei por todos os países… Eu escreverei o livro da humanidade…” Mas o menor entre todos voltou-se para os astros cintilantes e exclamou: “Eu vos saúdo, irmãos!” E nesta ousadia de saudação, seu ego desapareceu. Esta ousadia de saudação afirmará o caminho do Universo.

13 – O livro de Tomás de Kêmpis, “Imitação de Cristo”, vem sendo apreciado há muito no Oriente, não só em virtude do seu conteúdo, como também pelo significado do seu título. Durante a idolatria medieval pelo Cristo, a voz de Tomás de Kêmpis ressoou como protesto dentro das paredes de um mosteiro católico; soou uma voz para aclarar a imagem do Grande Mestre. A própria palavra “Imitação de Cristo” é uma realização espiritual ousada, inata no espírito consciente que aceita toda a responsabilidade de criar. Verdadeiramente, o discípulo consciente se atreve a aproximar-se do Mestre, imitando-o. Tal exemplo lançou luz na treva bolorenta e criou, por detrás das muralhas da reclusão, o empenho pela ousadia da acção. De acordo com a servil consciência medieval, teria sido mais lógico dizer: “Adoração de Cristo”, mas o espírito em ascensão se atreveu a convocar para a imitação.
Cada passo de bendita ousadia deve ser preservado como novo marco no progresso da humanidade. Nós não damos importância a alguns pronunciamentos monásticos. Tomás de Kêmpis não tinha que se lançar na fogueira; sua tarefa consistia em proclamar uma forma evocadora, mas não a que fora proibida.
Existem duas formas de verdade – uma delas há de ser alimentada pela chama da fogueira, a outra necessita divulgação impune. Não é fácil dizer qual método é mais penoso para o seu autor. Muitas vezes é mais fácil anestesiar as consequências da fogueira que ver a distorção do ensinamento difundido. Em qualquer caso, são benditos os empenhos ousados que penetram nas trevas.

14 – A felicidade no mundo foi perdida porque a felicidade está no espírito. Aqueles que voltaram as costas ao espírito deverão sofrer a infelicidade, pois de outro modo, como poderão eles retornar? Nisto jaz o significado dos grandes acontecimentos.
Buscar felicidade através de mentiras e de assassinato! Pode-se regozijar de que a transgressão esteja apressando a evolução. Os crimes dão fogo ao lume apagado.

O Ensinamento contido no livro Agni Yoga (§) foi transmitido a Helena Roerich (§) por Mestre Morya.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®