Sistemas Religiosos e Filosóficos
Antecedentes Históricos do Nascimento de Jesus

de Lubélia Travassos

em 11 Dez 2010

(...anterior) Uma vez que Belém não ficava longe da cidade de Judá, Maria previu a possibilidade de visitar a sua parente Isabel. Embora José tivesse proibido Maria de acompanhá-lo, tornou-se inútil, visto que ela já tinha preparado tudo para a viagem de três a quatro dias. Como Maria e José eram pobres, só tinham um burro de carga, pelo que Maria tinha de cavalgar no animal junto com as provisões, enquanto José caminhava guiando-o. E assim partiu o casal judeu, da sua humilde casa, na manhã do dia 18 de Agosto do ano 7 a.C., para a sua viagem a Belém.

No primeiro dia de viagem contornaram o sopé do monte Gilboa e passaram a noite acampados na margem do Jordão. Cedo, na manhã brilhante de 19 de Agosto, o casal pôs-se de novo a caminho, tomando a refeição do meio-dia junto do monte Sartaba, que dominava o vale do Jordão, e continuaram a viagem, chegando a Jericó à noite, onde pararam numa hospedaria na estrada nos arredores da aldeia. Depois da refeição da noite e de assistirem a muita discussão sobre a opressão do governo romano, retiraram-se para o repouso nocturno. Retomaram a sua viagem de manhã bem cedo do dia 20 de Agosto, e alcançaram Jerusalém antes do meio-dia. Aproveitaram para visitar o Templo, e continuaram o caminho para chegar a Belém a meio da tarde. Todavia, o albergue encontrava-se superlotado, e José procurou, então, um alojamento entre os parentes distantes, mas todos os quartos de Belém estavam repletos. Ao retornarem à praça, em frente do albergue, informaram José que os animais das caravanas tinham sido retirados dos estábulos, que tinham sido feitos nos flancos do rochedo, situados abaixo do albergue, e estava tudo limpo para receber os hóspedes. José então deixou o burro na área em frente ao albergue, colocou os sacos de roupas e provisões sobre os ombros e desceu junto com Maria os degraus de pedra, até aos alojamentos abaixo. Viram-se instalados no que era uma sala de armazenagem de grãos, na frente dos estábulos e das manjedouras, onde cortinas de tendas tinham sido dependuradas, e eles deram-se por muito felizes por terem alojamentos tão confortáveis. José tinha pensado registar-se logo de seguida, mas Maria sentia-se muito cansada, e pediu-lhe que ficasse com ela.

Maria sentiu-se inquieta toda a noite, e nenhum dos dois conseguiu dormir. Ao amanhecer começou a sentir as dores do parto, e no dia 21 e Agosto do ano 7 a.C., ao meio-dia, com a ajuda carinhosa de mulheres viajantes amigas, Maria deu à luz um pequeno varão. Jesus de Nazaré havia nascido para o mundo, e encontrava-se enrolado com as roupas que Maria tinha trazido consigo para essa contingência, e deitado numa manjedoura próxima. No dia do nascimento de Jesus, ao meio-dia, os serafins de Urântia, reunidos com os seus directores, cantaram hinos de glória sobre a manjedoura de Belém, mas esses cânticos de glória não foram escutados por ouvidos humanos. Nenhum pastor, nem outras criaturas mortais vieram prestar a sua homenagem ao menino de Belém, até ao dia da chegada de certos sacerdotes de Ur, que tinham sido enviados de Jerusalém por Zacarias. Um instrutor religioso da Mesopotâmia havia contado a esses sacerdotes que tinha tido um sonho, que informava que a “luz da vida” estava quase a aparecer sobre a Terra, na forma de um menino entre os judeus. Por isso esses sacerdotes partiram em busca dessa “luz da vida”. Após muitas semanas de infrutífera procura em Jerusalém, e quase a voltarem para Ur, os sacerdotes conheceram Zacarias, que lhes confiou que acreditava ser Jesus o objecto da sua procura e mandou-os para Belém, onde eles encontraram o menino e deixaram as suas oferendas com Maria. Na altura da sua visita a criança já estava com quase três semanas de idade.

No dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o seu registo. Lá encontrou um homem com quem tinha conversado em Jericó, que levou José até um amigo abastado que possuía um quarto na pousada, e que se dispôs a trocar de quartos com o casal de Nazaré.