Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Zelinda Mendonça

em 14 Jan 2011

(...anterior)
A missão de Zaratustra é anunciar uma cosmovisão que deveria desvendar, decifrar os segredos do mundo exterior, fazer o homem compreender o seguinte:
“Onde quer que te encontres na imensidão do Universo, não estás sozinho, tu encontras-te num Cosmos espiritualizado, sendo uma partícula dos deuses e espíritos universais; nasceste do Espírito e nele repousas. A cada inspiração sorves o Espírito Divino; seja a tua expiração como uma oferenda ao Grande Espírito”.

Quando Zaratustra elevava ao Sol o seu olhar espiritual, não via apenas o Sol. Dizia que assim como a aura do homem pode ser vista envolvendo-o, também a grande aura solar (Ahura-Mazdao) pode ser vista no sol.
E foi a grande aura do Sol que produziu o homem. O homem é a imagem do espírito do Sol, Ahura-Mazdao ainda não habitava na Terra.
Chega então a época em que, na sua visão clarividente, o homem começa a ver Ahura-Mazdao no seu ambiente terrestre. Iniciou-se o grande momento de ocorrer o que ainda não fora possível na época de Zaratustra.
Com Moisés, sucessor de Zaratustra, os seus olhos clarividentes se abriram e ele pôde ver, na sarça-ardente e no fogo do Sinai, aquele espírito que proclamou “eu sou aquele que era, que é e que será”, Jeová.
O que aconteceu? – O espírito que anteriormente só habitava no Sol havia-se dirigido à Terra. Luziu na sarça-ardente e no fogo do Sinai; estava nos elementos terrestres.
Este é o espírito que os santos pressentiram, que Zaratustra procurou no Sol, que se proclamou a Moisés no trovão e no relâmpago. Que apareceu sob forma humana em Jesus de Nazaré.

Zaratustra alcançou tão elevado grau de evolução que já podia preparar a corrente cultural subsequente à persa – a cultura egípcia, para tal cede a Hermes o seu corpo astral e a Moisés o seu corpo etérico.
Procurou trazer ao mundo ordem e harmonia. Entre os seus discípulos contavam-se grandes magos, grandes iniciados, mas também reis, isto é os que conheciam a arte de estabelecer a organização e a ordem social externa.

Zaratustra era muito considerado nas escolas dos caldeus. Estes sábios do oriente sentiam-se aparentados ao seu grande guia, viam nele o reflexo do próprio Sol. Por isso não lhes podia ficar oculto, na sua profunda sabedoria, o reaparecimento do seu grande mestre em Belém. Assim os magos caldeus foram guiados pela sua estrela (§) e levaram-lhe o símbolo material do que de melhor ele poderá dar aos homens – o saber a respeito do mundo físico, a respeito dos mistérios do Cosmos. Esta sabedoria que podia ser adquirida pela absorção dos mistérios exteriores, era simbolizada pelo ouro, pelo incenso e pela mirra. (ouro é símbolo do pensar, incenso símbolo da fé e mirra símbolo da força do querer).
Assim foi o curso da evolução:
Do mundo cósmico Ele desceu primeiro para os elementos físicos, em seguida para o corpo humano.
Os antigos guias que participavam do progresso geral da humanidade também estiveram sujeitos a passos preliminares, até que um deles avançou o suficiente para tornar-se o portador de Cristo.
Jesus de Nazaré teve de se elevar a um grau muito alto. Um homem qualquer não podia ser o portador do ser que descia à Terra da forma descrita.
Jesus passou por várias encarnações e suportou muitas provas em tempos anteriores, antes de poder vir a ser Jesus de Nazaré. Jesus teve de tornar-se um alto iniciado antes de poder receber Cristo.

Quem possui a visão do mundo espiritual sabe do advento e do renascimento de um iniciado e que isso constitui um acontecimento no mundo espiritual. Foi o que aconteceu por exemplo com os três reis magos no Oriente ou o sacerdote do templo chamado Simeão.

2.2.4.2 -Buda
Buda surgiu de um Bodhisatva – isto é um ser altamente evoluído possuidor do dom de penetrar nos mistérios da existência. Isto porque Buda participara de todos os acontecimentos da evolução humana desde os tempos primordiais.
Este Bodhisatva já estava presente na época lemúrica e atlântica.
Por ter atingido tão elevado grau de evolução foi-lhe possível, na sua existência como Bodhisatva, aos 29 anos do seu último nascimento, ter-se tornado Buda.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13  [Pág. Seguinte]