Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Ajahn Chah

de Bhikkhu Appamado

em 16 Mai 2011

  (...anterior) Apesar da malária, do abrigo precário e da pouca comida, muitos discípulos juntaram-se à sua volta. Ali começou o mosteiro hoje chamado ‘Wat Pah Pong’ e muitos outros mosteiros afiliados se espalharam por toda a Tailândia.
Os ensinamentos de Ajahn Chah contêm aquilo que se pode chamar de ‘coração da meditação budista’ – as práticas simples e directas de acalmar o coração e abrir a mente para a verdadeira compreensão da verdade. Esta forma de constante vigilância tem vindo rapidamente a crescer como prática Budista no Ocidente, ensinando-nos a lidar com os estados mentais mais densos, como os medos, a ganância ou o sentimento de perda e a aprender o caminho da paciência, sabedoria e compaixão altruísta.

Segundo Ajahn Chah o treino da mente não se trata apenas de nos sentarmos com os olhos fechados ou de aperfeiçoarmos uma técnica de meditação. Trata-se de uma grande renúncia.
Uma das mais notáveis características do ensinamento de Ajahn Chah é a ênfase que ele deu à ordem monástica – o Sangha – e ao seu uso como veículo para a prática do Dhamma. Os resultados que obteve ao criar e ensinar comunidades monásticas sólidas são bastante evidentes nos inúmeros mosteiros que por seu intermédio se criaram e desenvolveram.
No entanto, não se pode de forma alguma negar a sua particular habilidade para ensinar a comunidade leiga com a qual ele comunicava de forma brilhante, independentemente da condição humana e social desta.
O estilo de ensinar simples mas profundo de Ajahn Chah era particularmente apelativo para os Ocidentais. Em 1966 o primeiro monge Ocidental, o Venerável Ajahn Sumedho, veio para Wat Nong Pah Pong. A partir de então o número de visitantes ocidentais começou a aumentar consideravelmente e cerca de sete anos após a chegada do Venerável Sumedho, formou-se um novo mosteiro do qual este viria a ser o abade – Wat Pah Nanachat (Mosteiro Internacional da floresta).

Em 1977 Ajahn Chah e Ajahn Sumedho são convidados a visitar Inglaterra, onde dois anos mais tarde seria fundado o primeiro mosteiro europeu da tradição da floresta, Chithurst Buddhist Monastery. Por essa altura Ajahn Chah visitou de novo o Reino Unido, deslocando-se também ao Canadá e aos Estados Unidos para dar ensinamentos.
Em 1981 Ajahn Chah ficaria doente, permanecendo acamado até ao fim da sua vida. Este acontecimento levou a que durante dez anos monges se revezassem nos cuidados ao mestre criando desta forma um sentido ainda maior de comunidade.
Em 1992 Ajahn Chah morre deixando para trás uma fervilhante comunidade de mosteiros na Tailândia, em Inglaterra, Suíça, Itália, França, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América, onde se continuam a praticar os ensinamentos do Buddha (§) através da inspiração deste grande professor de meditação.
Neste momento foram dados os primeiros passos para dar início a um Mosteiro da Tradição da Floresta em Portugal, ficando assim este país ainda mais privilegiado e abençoado com a sabedoria e o legado de Ajahn Chah.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®