Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Zelinda Mendonça

em 16 Mai 2011

(...anterior)

O homem desceu de alturas divinas; o seu destino era desenvolver-se de uma certa maneira, mas devido à influência luciférica ele foi lançado mais profundamente dentro da matéria do que teria ocorrido sem essa influência. Isso transformou a sua evolução na Terra.
Ao chegar ao ponto mais baixo, o homem precisava de um poderoso impulso para ascender. Isso só podia ocorrer pela decisão de um ser das hierarquias espirituais, aquele que denominamos Cristo.

O ser crístico não precisava cá vir para o seu próprio desenvolvimento, mas a humanidade teria simplesmente sofrido uma queda. Mas graças à sua decisão de se unir a um homem, facultou à humanidade o caminho ascendente.
Cristo realizou algo que não era necessário para a sua evolução. Esse acto foi um acto de Amor Divino. Devemos portanto a esse acto o facto de sermos entes livres.
Os homens não deveriam conceber, a noção de liberdade sem o pensamento da redenção por Cristo. Se quisermos ser livres, devemos considerar-nos devedores de Cristo. Só então teremos a noção correcta de liberdade.

22 - O que mudou com a vinda de Cristo
A chegada à terra de Cristo fez ressoar pela primeira vez, clara e nitidamente uma nova linguagem. E esta pôde ser tão clara e nitidamente acolhida no seio do povo hebraico pelo facto desse povo haver perseverado, até uma época mais tardia, o que podemos apresentar como o eco dos antigos iniciados atlânticos.
A força de Cristo era diferente daquela reinante no círculo aonde ele fora introduzido. Dizia-se aí “Eu e o Pai Abraão somos um”.
Cristo porém dizia – “Existe um outro Pai, por meio do qual o eu encontrará o caminho para o Divino; pois o “Eu” ou “Eu-sou”, e o Divino são um!
Assim pôde Cristo descrever a força que ele queria comunicar aos homens com as palavras do Evangelho de João. “Pois antes de existir Abraão, existia o “Eu-sou”. E o Eu-sou nada é senão o nome que o próprio Cristo se atribuía. E no homem se acende esta consciência: “Em mim vive algo que existia muito antes de Abraão; não preciso de ir até Abraão, pois em mim encontro o Espírito – Pai Divino” – e então ele pode transformar em bem aquilo que foi trazido por Lúcifer para o cultivo e o desenvolvimento do eu e que levou ao atraso da humanidade.

Eis o feito de Cristo: - ter transformado em bem a influência de Lúcifer.
Lúcifer trouxe aos homens liberdade e autonomia. Cristo transformou essa liberdade em Amor. E pelo laço crístico os homens são conduzidos ao amor espiritual.

Uma verdade que o homem deve inscrever na alma como uma elevada moral, é não dizer que é mau ou imperfeito determinado facto, sempre que se confronta com algo mau no mundo, mas perguntar:
- “Como posso evoluir para o conhecimento de que num contexto superior de sabedoria existente no Cosmos, esse algo mau será transformado em algo bom?”

E a resposta é:
- “Ao ver algo mau, o homem deve contemplar a sua própria alma e perguntar-se: “como é que não estou tão avançado para ao me defrontar com algo mau, reconhecer nele algo bom.”

Trabalho coligido da bibliografia de Rudolf Steiner (§) por Zelinda Mendonça
Revisão de texto e colaboração de Trindade de Sousa

Livros de Rudolf Steiner

Evangelho de Marcos, Editora Antroposófica, 1996, Brasil